FILOSOFANDO 10.

Dando continuidade a nossa análise filosófica dos capítulos de Gênesis, chegamos ao décimo, e este, mostra-nos as gerações dos filhos de Noé depois do grande dilúvio. O patriarca juntamente com seus três filhos e as respectivas esposas, estavam incumbidos de repovoar a terra, e também, de cultivá-la, e cuidar para que os animais saídos da arca também se reproduzem.

Analisando o capítulo dez, observamos vários nomes em sequência, descrevendo os descendentes e suas gerações.

O primeiro é Sem, estando disposto em cinco gerações, em um total de vinte e sete nomes ao todo.

O segundo é Cão, estando disposto em três gerações, com trinta nomes ao todo. Vale dizer que, o número que estou mencionando pode não estar correto, uma vez que, como foi dito anteriormente, são vários nomes em sequência e em versículo diferentes, dificultando a análise.

O terceiro é Jafé, estando disposto em três gerações, em um total de quatorze nomes.

O final do capítulo termina dizendo que, estas são as gerações dos filhos de Noé. Destes, como diz o sagrado texto, foram divididas as nações na terra depois do dilúvio. Em um único capítulo vemos que o autor descreve várias gerações, um possível resultado de uma pesquisa minuciosa, sem dizer que, não é mencionado datas e nem a idades de nenhum dos nomes citados. Entretanto, a lógica nos leva a crer, que este capítulo engloba centenas de anos.

Outra observação muito particular minha, é a importância que a Bíblia está dando as famílias, desde o começo de Gênesis, a família é o centro de tudo, é o pilar base da sociedade em todos os acontecimentos, antes e depois do dilúvio. A família neste capítulo, é mostrada com grande importância.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 16/01/2018
Código do texto: T6228184
Classificação de conteúdo: seguro