O SULTÃO E O ERMITÃO (Aos 40 começa a vida)

(...)

Não se case até os 40 anos, pois neste decorrer de tempo mais íntimo serás de tuas manias, defeitos, qualidades, anseios, medos, prazeres e experiências. Veja que o patriarca Isaque só teve uma esposa aos 40 anos, pois com isto sabia ele que sua vida era pra ser bem vivida consigo mesmo e com o Sagrado que lhe cercava. É tanto que tirava bom tempo pra meditar e buscar o SENHOR. Na idade da razão existem crianças caprichosas e outras sábias. Não se desespere o varão pra conhecer uma donzela, e a donzela não adiante sua condição de mulher para conhecer qualquer varão. Seja no maduro tempo dado a todos o aperfeiçoar-se do espírito da alma e corpo. Saibam teus olhos vislumbrar na razão augusta e espiritual o horizonte de sonhos da tua consciente solidão sem impedimentos e sem imposições desta era nova. Enamore toda a divindade que o Salmo 82 outorga a quem não acelera as vicissitudes da aurora. Com quanto que tua febre de desejos e prazeres sejam honestas tudo no decorrer da tua vida contribuirá para o autoconhecimento que finda à todos, até mesmo para um sultão, ou velho ermitão, buscados constantemente no pico da montanha proíbida à ansiosos e abruptos de mulheres ou príncipes sufocados pelo seu destino.

Francesco Acácio
Enviado por Francesco Acácio em 13/01/2018
Reeditado em 13/01/2018
Código do texto: T6225406
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.