Série: A IGREJA GLORIOSA: A UNIDADE DA IGREJA
A UNIDADE DA IGREJA
Efésios 4.1-16
Introdução: Hoje, daremos sequencia ao nosso estudo baseado no Livro de Efésios: A IGREJA GLORIOSA, e estudaremos o capítulo quatro. Neste capítulo somos desafiados a viver em unidade e isto é um grande desafio.
Deus deseja que sejamos dependentes DELE e interdependentes uns dos outros. Igreja tem a ver com o povo de Deus trabalhando juntos, comendo juntos e servindo juntos, etc.
Jesus está interessado em fazer crescer uma igreja orgânica, que produz vida, em vez de uma igreja anônima e impessoal. Segundo alguns estudiosos, as novas gerações são mais relacionais, pois a cultura pós-moderna deseja comunicação autêntica com as pessoas.
O Tema de hoje é: A UNIDADE DA IGREJA. E temos duas importantes verdades a aprender hoje, a saber:
1. CRESCE
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que a cabeça, Cristo”. (Efésios 4.15).
• A Igreja Gloriosa de Jesus cresce, pois tem saúde espiritual. O crescimento é fruto de uma fé experimentada em um viver que ALEGRA ao Pai (v. 1). Mostramos que crescemos espiritualmente quando agimos com amor, paciência, humildade e doçura em nossas atitudes diárias (v. 1);
• Uma igreja local cresce quando todos trabalham juntos no mesmo propósito de permanecerem unidos (v. 3), pois reconhecem que fazem parte do mesmo CORPO (v. 16). Jesus distribuiu dons a cada um de nós (v. 7), para que cresçamos se estejamos preparados para a obra do ministério (v. 12);
2. EDIFICADO
“Dele todo o Corpo, ajustado e unido pelo auxilio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”. (Efésios 4.16).
• Somos edificados quando cada um de nós realiza a sua função, ao exercer e desenvolver os dons e talentos que o Senhor distribuiu em nosso meio (v. 16). Para que todos cheguem à MATURIDADE espiritual (v. 13). Cristãos maduros exercem seus dons com ordem e decência, buscando edificar vidas e exaltar o Nome de Jesus. A mentoria de irmãos mais maduros nos ajuda a exercer a obra do ministério no propósito de edificar a Igreja (v. 12);
• É essencial que a igreja local seja edificada em Cristo, para que não caia em heresias e erros oriundos de homens maus (v. 14). Não sejamos mais CRIANÇAS espirituais, mas que crescemos em tudo em Cristo, seguindo a verdade em amor (v. 15), cresçamos no conhecimento da Palavra de Deus (v.13). Busquemos a edificação espiritual, pois quem é maduro é cheios da Presença do Espírito Santo (v. 13);
CONCLUSÃO: Deus deseja que sejamos dependentes DELE e interdependentes uns dos outros. Igreja tem a ver com o povo de Deus trabalhando juntos, comendo juntos e servindo juntos, etc.
Uma igreja relacional cresce e edifica-se a si mesma em amor (Ef. 4.16), tornando-se uma Igreja Gloriosa. É isto que estamos buscando em nossa igreja, e contamos com você para que juntos todos cheguem a maturidade espiritual (Ef. 4.13).