UMA ANALISE FAMILIAR
UMA ANALISE FAMILIAR
Ageu 1.1-15
Introdução: A vida é feita de decisões. Os acertos nos levarão a felicidade, os erros nos causarão tristeza e arrependimentos. São muitos os caminhos que podemos trilhar, e cada atitude que tomarmos nos levará a lugares diferentes.
Por esta razão é tão importante à orientação do Senhor. ELE mesmo afirmou que é o único Caminho que nos conduz ao céu (Jo. 14.6). Uma família que busca ao Senhor é abençoada.
No texto de Ageu as famílias que voltaram do exílio tomaram atitudes que os conduziram a caminhos de destruição. Ageu é um dos profetas considerados “menores”. Tanto Ageu quanto Zacarias iniciaram seus ministérios no segundo Ano do Rei Dario (520 a. C.), tanto os reinos da Assíria e Babilônia saíram de cena, e o Império que rege e governa é a Persa.
Os acontecimentos deste livro envolve o período pós-cativeiro, os judeus voltaram do exílio (cativeiro 70 anos) sob decreto do rei Ciro da Pérsia em 538 a.C (Is. 45, Ed 1.1-2 e 2 Cr. 36.22-23).No segundo ano da sua vinda do exilio em 536 a.C lançaram os fundamentos do templo (Ed 3.8-13), mas as oposições externas e desencorajamentos internos fizeram com que eles abandonassem o projeto durante 16 anos (Ed 4.1-4).
Deus vem nos ensinar e chamar a atenção, do que é a verdadeira prioridade na vida de um Cristão, e encorajar a não abandonar e deixar de lado a Sua obra, e também em todos os segmentos da nossa vida.
Vamos aprender hoje, duas importantes advertências, a saber:
1. REVEJA OS SEUS CAMINHOS
“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram!”. (Ageu 1.5).
• A falta de comprometimento com Deus leva a família a depositar suas vidas e esperanças em bolsas furadas (v. 6). O egoísmo e o individualismo viram a marca da família e a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens (Poder, Sexo e Dinheiro) vira o objetivo da vida (1° Jo. 2.15-17). REVEJA aonde os seus caminhos os tem levado (v. 5);
• Rever os caminhos da família é fazer uma analise sobre as atitudes que temos tomado e os frutos que temos colhido (Gl. 6.7-8). Uma vida superficial com Jesus nos leva a caminhos de destruição (v. 2 e 6). As bênçãos do céu são impedidas (v. 10), o trabalho e as atividades da vida são prejudicados quando não temos COMPROMISSO com Deus (v.11);
2. OBEDEÇA A VOZ DO SENHOR
“Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância”. (1° Pedro 1.14).
• Os maus desejos do coração têm destruído as famílias (Mc. 7.21-23). Obedecer à voz do Senhor é aprender a ver a vida com os olhos de Jesus, é priorizar aquilo que o Senhor prioriza (Mt. 6.22-23). Reveja os seus caminhos e CONDUZA a sua família a obedecer ao Senhor de todo o coração (v. 1 e 12);
• Quando o nosso coração está em sintonia com Jesus alegramos o coração de Deus, e glorificamos ao Senhor em nosso convívio em família (v. 8). O mais importante dentro da família é a Presença do Senhor (v. 13). A Presença do Senhor nos ENCORAJA a reconstruir e nos leva a viver a benção de Deus em nossos lares (v. 14);
CONCLUSÃO: Precisamos aprender a analisar sobre as atitudes que temos tomado e os frutos que temos colhido. É importante rever os nossos caminhos, para que não sejamos vitimas de “bolsas furadas” que roubam a esperança e a vida e trás tanta destruição nos lares.
Aprenda a obedecer a voz do Senhor que nos encoraja a reconstruir nossos lares e nos leva a viver a alegria e a prosperidade em família.