FILOSOFANDO 9.

O capítulo 9 de Gênesis, traz a narrativa do término do dilúvio e início da nova civilização. O texto inicia-se com o próprio Deus narrando as diretrizes para Noé e seus filhos, de como seria a vida a partir daquele novo começo.

O mundo havia sido destruído, casas e cidades inteiras desapareceram. Cão, Sem e Jafé, seriam os responsáveis por repovoar toda a terra, Deus mostrou-se interessado em ajudá-los, dando-lhes diretrizes de conduta e comportamento. Entretanto, um episódio inusitado aconteceu. Certo dia, Noé embebedou-se de vinho, e veio a ficar completamente nu em sua tenda, seu filho Cam, vendo-o naquela situação, chamou a seus irmãos, e lhes disse o que o pai fez. Prontamente Sem e Jafé providenciou vestimentas para o pai, e cobriu-lhe as vergonhas virados de costas para não ver a sua nudez.

Neste exato momento da história, poderemos observar que Noé lança a primeira profecia, justamente amaldiçoando a cão seu filho, e posteriormente, abençoando a Sem e Jafé. Tanto a bênção quanto a maldição já estavam presentes, resquícios do velho mundo destruído, ainda presentes dentro do coração de Noé.

Mais uma vez, poderemos notar a ausência de datas definidas no texto, todavia, ela se mostrará através da própria idade do patriarca, que ainda viveu por mais trezentos anos depois do dilúvio. Tempo esse, em que uma nova civilização era formada a partir da linhagem de Sem, Cão e Jafé.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 26/12/2017
Código do texto: T6208692
Classificação de conteúdo: seguro