ESPIRITUALIDADE é BONDADE

O futuro só existe no espírito...

A espiritualidade não faz de ninguém um ser pior. Pelo contrário, só posso exercitar a espiritualidade sendo bom, coerente, responsável, fraterno, humano. Fora dessa perspectiva, frequentar templos, dizer-se religioso, ser caridoso pontualmente, estar presente-nos-presentes de datas festivas nada mais é do que farisaísmo, hipocrisia.

Os tempos são de festas. Muitas celebrações são honestas. Muitas não. Há mentiras escondidas nas intenções expressas. Há bondade em situações veladas. Há hipocrisia inominável em muitos presentes dados com meros intentos ostentosos. Há mais fé na simplicidade do sorriso das crianças, que estratégica e ingenuamente são enganadas com os ‘papais-noeis-modernos’, do que em muitos ‘feliz-natal’ ditos apenas peça formalidade.

Temos, como humanos, todos os defeitos da espécie. Um dos maiores é não ter ciência e admitir o fato. Entre estes, um dos que expressam a incerteza e instabilidade humana é a pressa e necessidade de antecipar o futuro. Fato, porque, para a grande a maioria, amanhã, natal, já não há o que dizer.

Espiritualidade é essa mistura da realidade com o que não sabemos muito bem o que é, mas sabemos que existe. Há em nós uma dualidade. E não precisa estar vinculado a uma religião, a crença, a grupos para perceber. Queremos ser bondosos mesmo admitindo nossa fragilidade em relação à fé, a reflexão subjetivava. Ser espiritual é essa tentativa de agradar, de expressar que eu tenho a vontade de ser melhor, mesmo sabendo não ser. Espiritualidade é essa confusão de ideias, conceitos e tentativas de explicar o inexplicável. Espiritualidade é uma tentativa de...

Espiritualidade é aquilo que nos fala no silêncio. Quando abandonamos o mundo material, das compras, das festas, dos presentes e nos fazemos presentes... primeiro para nós mesmos, depois para os outros. A espiritualidade não começa e nem tem razão de ser em datas, eventos ou mostras festivas. Se a espiritualidade não nasce no coração humano, na subjetividade individual, nos sentidos únicos de cada ser, ela é falsa como o são suas manifestações por meio dos presentes e ostentações festivas, que mais parecem desfile de grifes.

A espiritualidade é exercício diário de ser mais EU em direção ao Humano. Sem a necessidade de expor isso. Sem visibilizar a minha vaidade sobre a expressão do outro. Espiritualidade é acima de tudo fraternizar, compartilhar, repartir intenções e ações que nos aproximam mais do outro. E o outro de nós.