Cobrança natural

Evoluímos em uma questão e retrocedemos em outra. Em um momento em que a tecnologia nos ajuda a viver com mais conforto, os cientistas desenvolveram muitas tecnologias que beneficiam a nossa vida, mas também gastam fortunas em projetos fúteis.

As pessoas mais ricas do mundo investem fortunas em experiências que não vai trazer nenhum benefício para a humanidade, utilizando recursos naturais do nosso planeta, em uma conta incalculável que já foram gastas como; o envio de naves espaciais para orbitarem outros planetas. Recursos estes, que se fossem investidos na preservação da natureza do nosso planeta, com certeza não teria aumentado a temperatura atmosférica.

É perceptível a olho nu as conseqüências da poluição; o calor que aumentou, as tempestades naturais, os furacões, as geleiras que estão derretendo por causa do efeito estufa e etc.

Já temos tecnologia para diminuir as causas da poluição, mas o capitalismo ainda impera nas grandes nações com a ambição por mais poder.

A população mundial está em torno de sete bilhões e meio de habitantes e, isso com certeza aumenta o consumo dos recursos naturais e também degrada o habitat natural dos animais que caiu pela metade. Projetos de preservação do meio ambiente estão sendo feitos, mas ainda deixam a desejar.

O capitalismo vem dominando a sociedade, que pensam mais no lucro do que nas consequências que as suas atitudes estão causando ao nosso planeta. Apesar de termos a ciência de tudo o que fazemos, mesmo assim deixamos de lado a importância que a natureza tem em nossas vidas.

Temos certeza de que o futuro do nosso planeta é incerto, apesar de termos assinado vários tratados de preservação do meio ambiente, quando líderes de vários países se reuniram na França para debater sobre a temperatura do nosso planeta e buscar uma solução para diminuir a emissão de CO2 na nossa atmosfera, já que a emissão desse gás irá aumentar em 1,5°C a temperatura do nosso planeta.

Eu não quero ser pessimista, mas do jeito que as coisas estão indo é bem provável que teremos problemas com a temperatura, se bem que isto é notável nos dias de hoje.

A cada ano que passa, sentimos a natureza nos cobrando por tudo o que fizemos contra ela. Porque o consumo de energia não renovável está aumentando gradativamente e as tecnologias de energias sustentáveis é cara, só porque se trata de uma invenção nova.

O ser humano sabe que está acabando com a natureza, mas mesmo assim as providências não são tomadas de acordo com as necessidades. Deixam pra última hora o que deveria ser prioridade. Então quem mais vai sofrer as concequências são as gerações futuras.

De acordo com o IBGE, a área de desmatamento cresceu 51% em 20 anos, porque os grandes latifundiários de forma desonesta estão se apossando de territórios na Amazônia, que é a nossa maior riqueza.

Não posso deixar de citar a maior tragédia ambiental que ocorreu em nosso país que aconteceu em Mariana em Minas Gerais e que afetou 39 cidades até o Estado do Espírito Santo. O Rio Doce pode levar décadas para se recuperar desse desastre, só por falta de atenção de alguns “profissionais” do ramo.

São atitudes de incompetência como esta que coloca o meio ambiente em perigo.

Vale a nossa atenção para com a natureza, preservar a vida natural do nosso lar é imprescindível e, investir em energia renovável e barata, como a reciclagem de muitos materiais que vão para os depósitos em céu aberto, materiais estes que levam milhares de anos para se decomporem na natureza. Usar a química ao nosso favor se temos a tecnologia para fazer, logo, temos a mesma para desfazer o que foi feito.