A importância da comensalidade

Um dos assuntos que considero de maior relevância do novo Guia Alimentar Brasileiro se refere à comensalidade e ao ato de comer. Segundo o guia, a alimentação é mais do que ingestão de nutrientes, pois também possuem aspectos culturais e sociais que influenciam a saúde e o bem estar.

Portanto, a comensalidade está relacionada a circunstâncias que envolvem tempo, espaço e companhia, que influenciam o aproveitamento dos alimentos e o prazer proporcionado pela alimentação.

No Brasil, preparar e compartilhar as refeições em família ainda faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Geralmente, colegas de trabalho e de escola preferem comer em companhia. Contudo, a cultura alimentar da população vem sofrendo diversas mudanças, sobretudo nos grandes centros urbanos, em contexto de globalização.

Em um mundo em que cada vez mais culturas tradicionais, baseadas no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados vem perdendo espaço e valor, torna-se importante que determinados costumes sejam preservados.

Nesse cenário, surge a importância de ter uma maior atenção dedicada a comida, ao ambiente onde ela se dá e a partilha das refeições. Quando possível, os benefícios da adoção dessas orientações podem ser diversos: melhor digestão dos alimentos, controle mais eficiente do quanto comemos, maiores oportunidades de convivência com nossos amigos e familiares e maior interação social. Todos esses aspectos, contribuem para uma alimentação mais prazerosa e saudável.

Com frequência, essas recomendações, tornam-se mais fáceis de serem realizadas quando adotadas em conjunto. O compartilhamento de responsabilidades domésticas relacionado com a preparação de refeições e a divisão de tarefas entre todas e todos, são de grande importância para que a carga de trabalho não pese de forma desproporcional sobre um dos membros da família.

Fonte: https://comidajusta.wordpress.com/2017/11/24/a-importancia-da-comensalidade/

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 29/11/2017
Reeditado em 30/11/2017
Código do texto: T6185578
Classificação de conteúdo: seguro