Pensamentos na Madrugada - A PACIÊNCIA.

Ser paciente é uma qualidade virtuosa dos sábios...

Deter essa virtude em si, exige muita prática...

Para busca-la,

entende-se a necessidade de firmar a consciência

do SER nas virtudes...

Para encontra-la,

é preciso instituir plenamente uma consciência virtuosa no SER...

Esse empreendimento, é totalmente alheio a facilidades...E o certificado do sucesso dessa empreitada só é emitido no intercorrer da morte...Pois bastando um segundo atuando na conduta dos alvoroços...Compreende-se o atuante no estado de: Ter TIDO paciência nas maiorias das parcelas que compuseram sua existência...Porque o título SER paciente, exige paciência integral em todas as suas atitudes. Decerto, entre SER e TER, habita uma enorme diferença...TER é um estado...SER é identidade. Você é...ou Você estar...Condições essas, são mutuamente excludentes...ORA!! Se és em verdade PACIENTE, exclui-se as circunstâncias de agires nos mares deletérios da ansiedade...Do contrário, se quaisquer que sejam as mínimas estâncias de tempo que virdes envolto nas intempéries das inquietações...Critique-se resignando-se no entendimento que a paciência AINDA não faz-se em plenitude no teu ser... E acrescento: Ante tantos mistérios irresolutos às nossas vã filosofias...Bem é prudente analisar que se no exício da carne não nos é o fim...Desprendidos da matéria possa existir um plano onde o tempo continue somando-nos em eternidade dias e mais dias...Se vinga essa possibilidade...Não sei se é com pesar ou contentamento que concluo que o certificado dessa copiosa virtude - PACIÊNCIA - seja-nos concebido apenas pelo TEMPO...Que sempre há de reclamar periódicas provas...Cujo a contabilidade de suas avaliações não exige prazo para termina-las...Apenas valores adquiridos na medida em que esforças-se em praticá-la.