A HIPOCRISIA NA EDUCAÇÃO DE EUCLIDES DA CUNHA.

Sinto-me enojado!!!

Os professores estão confundindo pedagogia com pedagogismo. E essa pecha educacional, esta levando os alunos á deriva do conhecer, da ética e da moral. Em uma sublevação do educador contra o aprendiz.

Como um professor sem ética, sem moral, sem ideologia e personalidade, poderá conscientizar seus alunos para que no futuro sejam pessoas aptas á questionarem o que é certo ou errado??? Que possam definirem e vivenciarem a cidadania em todo seu bojo???Que tenham senso crítico ante a homogeneização sócio-economico-cultural, e as desigualdades e desafios acentuados por este novo contexto global???

O que vemos aqui é um retrocesso, uma inversão de papeis onde, os alunos se organizam em seu “fazer” e “ser” político, enquanto a esmagadora maioria de professores se alienam ao “sistema” tão criticado pelos mesmos, quando não corroboram com seus interesses e anseios pessoais.

Esse posicionamento dúbio e maniqueísta por parte de quem tem o dever de abrir os horizontes do estudante, tende a transformar a educação em um grande circo, onde os alunos são os palhaços, e os educadores posam de juizes do cômico e do absurdo; já que os mesmos, ojerizam assumirem sua parcela de culpa nessa grande tragicomédia educacional.

Hirtos diante dos grandes desafios á serem enfrentados dia a dia no que se relaciona ao processo de ensino, vemos que os menos aptos a tal situação-problema, são os que mais se apresentam como paladinos e baluartes da arte do educar. Para seguirem com essa máscara de hipocrisia e mediocridade, tornam-se subservientes a todo antagonismo próprio das pessoas sem caráter ou honra; subordinados aos que lhe proporcionam benesses financeiras e (ou) de status sociais.

Esses educadores dissimulados simulam serem contrários a turba ignorante, crédula. Quando na verdade, são os grandes propagadores da desinteligência que assola a juventude em nosso município.

É de suma importância ressaltar que, atingimos esse pífio índice de desenvolvimento educacional justamente em um momento em que, grande parcela dos educadores do E.O. B estão nesse momento, cheio de orgulho por ostentarem diplomas de nível superior, pós graduação, doutorado... A que se deve essa contradição???Por que não ganhou com isso os alunos, um ensino de melhor qualidade???De onde então advém essa brutal queda no nível de aprendizagem???

Talvez porque o interesse mor de muitos educadores, nada mais seja que ostentarem seus diplomas para seus pares e parias, e não para se dedicarem com afinco ao labor educacional, e sim com o intuito de aferirem vantagens para si mesmos; e nas discussões intelectuais em que se engajam, ficarem a discorrer sobre o mesmo “sistema” viciado, alimentado por eles mesmo; sob o efeito do “soma” de suas vãs insignificâncias...

Leilson Leão
Enviado por Leilson Leão em 21/08/2007
Reeditado em 10/09/2007
Código do texto: T617677