Filhos

Brasil o país das chatices!!!

Acredito que o Brasil passa por uma transformação, meio em descompasso com o resto do mundo, mas por uma transformação que virou no mínimo uma chatice, vários são os exemplos no nosso cotidiano. Nada podemos expressar nas redes sociais, que comentários sem fundamentos, sem considerar valores intangíveis e na sua grande maioria de seguidores cegos por uma corrente ideológica, se fazem presentes com críticas sem nenhum conteúdo ideológico, cultural ou acadêmico.

Mesmo diante de tanta patrulha continuarei falando sobre, Filhos, Sexo, Preconceito, Drogas, Política, e um pouco de tudo do nosso cotidiano.

Filhos

Muitos optam por viver a vida de seu filho, ele não pode cair, não pode ter um brinquedo inferior ao do coleguinha, ele não pode participar de brincadeiras coletivas, tem que ter roupa melhor, um tênis melhor, fazer mesaniversários, passear somente de carro, até mesmo para ir à praça e ao shopping no seu bairro, mas o essencial não existe que é amor incondicional dos pais aos seus filhos. Companheirismo, direcionamento, ensinar a caminhar com as próprias pernas, cair, levantar, vencer obstáculos, ser capaz de optar pelo caminho certo, respeitar pessoas, limites, ter fé, aprender a voar, mas principalmente saber pousar.

Frequentemente, observamos pais educando os filhos através da televisão, onde a globalização introduz a todos o mesmo padrão, visão e comportamento dos grandes centros, não importando a regionalização ou seu meio cultural e social. Enquanto os filhos se educam através da televisão os pais estão com os dedos frenéticos no whatsapp, pois não podem ficar desatualizados do mundo virtual.

Pais comprometem percentuais absurdos de seus rendimentos com o objetivo de proporcionar o TER aos seus filhos, enquanto a grande maioria queria apenas SER ou deveria ter uma Educação voltada para isso. Para ser uma Criança alegre, participativa, amiga, ser um Adolescente com potencial para descobrir o mundo, e ser um Adulto realizado, digno de repassar para gerações vindouras e/ou trocar com seus pares todos esses valores adquiridos, tendo a certeza da evolução de nossa espécie.

Entretanto, é constantes ver pais perguntarem: ONDE EU ERREI?

Errou quando não deu AMOR a seu filho, substituindo por um celular;

Errou quando não deu limites ao seu filho;

Errou quando achou que uma pirraça era apenas uma pirraça;

Errou quando não deixou seu filho cair para ensina-lo a levantar;

Errou quando pegou dinheiro emprestado para leva-lo ao shopping, por modismo;

Errou quando não ensinou a comer sem carne e/ou substituir por outra iguaria;

Errou quando não foi na escola participar de uma reunião de pais;

Errou quando seu filho chegou a casa com um brinquedo que não era dele, e você não o obrigou a voltar de devolver;

Errou quando seu filho brigou, maltratou ou inferiorizou alguém, e você achou graça;

Errou quando seu filho bebeu e fumou pela primeira vez e você achou normal;

Errou quando não transmitiram valores para seu filho, não importando quais, mas os seus;

Errou quando pensou “eu nunca tive, mas ele vai ter não importando os meios para adquirir” e agiu assim;

Errou quando deixou assumir o controle de sua casa, de seus negócios, de sua vida, sem estar preparado para isso;

Errou...

E vai continuar errando, pois pessoas com este perfil certamente não estejam aqui “perdendo tempo” lendo isso, uma vez que o whatsapp, as novelas, os joguinhos e tantas outras particularidades são mais importantes que a vida de seu filho.

Devemos preocupar com a nova geração, intervindo de forma que as influencias negativas, não sobrepõem a nossa essência.

EDUCAR, EDUCAR, EDUCAR, este sempre foi e sempre será o caminho, somos todos educadores, ainda podemos salvar o Brasil, e as gerações vindouras.

Getúlio dos Santos

santosget@gmail.com