Os Senhores

OS SENHORES

Ando pensando no termo, “velho”, que usam para designar pessoas com mais idade, a partir dos sessenta anos, e quando penso, ele me soa agressivo, eu não consigo ver nele uma forma carinhosa de se referir a alguém.

Acho que essa referência à pessoa usando o termo “velho” ou “velha” não agrada a ninguém que tem mais idade.

Acho que esse termo soa mal, ele é agressivo, é como se significasse algo a ser descartado, tipo um sapato velho, no entanto ele deveria ser bem mais significativo, já que se destina a algo ou à pessoas duradouras.

Nós somos tão inteligentes, acho que deveríamos adotar outro termo ao nos referirmos à pessoa que tem mais idade, de uma forma que ela se sinta acolhida, e não dispensada de nossas vidas, que tal: usar o termo Sr. (e o nome da pessoa) ou então aquele senhor ou aquela senhora; acredito que seja uma maneira mais adequada de se referir a elas, com certeza ela se sentirá bem. É certamente uma maneira mais educada de ser.

Também não deixe o seu idoso isolado, faça questão que ele(a) participe das conversações, peça-lhe a opinião.

O que há de errado com o fato de envelhecer?

Acredito que ninguém quer morrer cedo; então a pessoa com mais idade tem que ser olhada com mais respeito e até com admiração, como exemplo a se almejar. Piedade merece quem morre no auge da vida, com tanto ainda por realizar; sem ter tido a ventura de viver a vida; sem chegar lá na frente e ver o que fez ou deixou de fazer; sem ver o que pode ou não realizar; quais sonhos se tornaram realidade, ou quais não conseguiu realizar; chegar aos sessenta ou mais, realmente é uma dádiva de Deus, me incluo nessa leva de pessoas e temos que estar felizes por estarmos conseguindo viver um pouco mais.

Vejo a idade avantajada com bons olhos.

Todos devem almejar chegar na velhice, porque só aí, a pessoa completa o seu ciclo de vida, se sente plena e pode falar de suas experiências; pode olhar para trás e ver o que deixou de bom, ver a vida que viveu, a família que formou ao longo da vida, marido ou esposa, filhos, netos, etc..., ou mesmo que não tenha formado uma nova família, a pessoa tem recordações ou realizações que a fazem sentir que viver vale a pena.

Antes de chegar nos sessenta é como se a gente olhasse para o futuro, imaginando como será? Será que chegará lá? No entanto depois que se cruza esse

marco de idade, já não nos preocupamos mais com o futuro, e sim ficamos felizes com o presente, já sabemos o passado que vivemos, o que realizamos, as pessoas que fazem parte de nossa família, principalmente quando se tem filhos, netos, etc... É muito gratificante.

Estar vivo para mostrar para os jovens que eles podem ter esperança de viver bastante, e que sintam que viver é bom, independente das dificuldades que se apresentam.

As dificuldades com as quais nos deparamos no decorrer de nossa jornada, nos fortalecem e nos preparam para um amanhã melhor, elas também nos tornam pessoas melhores; costumo falar que se a pessoa viver o tanto que eu já vivi ou mais, e não melhorar como ser humano, não valeu a pena ter vivido.

É hora de se dedicar ao que gosta de fazer, continuar a viver a vida com prazer, ter outros sonhos possíveis de realizar, e se sentir feliz em estar vivo.

Vejo por mim, hoje me sinto vivendo um dos momentos mais prazerosos da minha vida. Estou aposentada há quase vinte anos, não tenho que me preocupar mais com o ganha pão, então tenho todo o tempo para me dedicar ao que gosto de fazer.

Sim, é hora de ir em busca de sonhos possíveis e procurar realizá-los, quem gosta de viajar, viaje; quem gosta de artesanato, vá fazer; se quiser aprender algo vá em busca de aprender; quem gosta de dança, vá dançar; quem gosta de cantar, cante; quer fazer ginástica, faça.

Tem infinitas possibilidades que a pessoa com mais idade pode realizar; o que não devemos fazer é ficar lastimando da vida e achar que a vida já terminou, quando na verdade agora podemos tudo. Temos um leque de possibilidades.

Para mim, acho prazeroso, viver a vida como estou vivendo; há uns quatro anos, resolvi me dedicar ao violão e cantar, e é uma atividade que tenho feito com muito prazer.

Aliás, falando em cantar e tocar violão, esses dias fui no Teatro Municipal aqui de Santo André, assistir o Show da Ângela Maria, que se apresenta cantando tendo apenas um violonista que a acompanha, e fez a sua apresentação musical maravilhosamente, cantando e distribuindo carinho para a plateia; e observem que ela está com mais de 80 anos; no final encerrou a apresentação pedindo para o povo, que lá estava, cantar a música carinhoso, foi muito lindo; até gravei a gente cantando. Queremos exemplo melhor que o dela de como bem viver? Acho que não.

Outro exemplo, ontem fui no Aramaçã assistir o Show do Ney Matogrosso e ele se apresenta cantando e dançando com tanto vigor, que a gente se esquece que ele também já tem mais de setenta anos. E, se procurarmos, vamos achar outras centenas

de pessoas que estão vivendo a vida com mais idade sim, mas com vontade de bem viver.

Então, se agregue a um grupo que faça o que você quer fazer, se dedique e, principalmente se sinta feliz fazendo o que gosta de fazer.

Aliás, eu penso que a felicidade é um estado de espírito, ela está em tudo o que você faz, basta perceber e sentir ela dentro de você; ninguém precisa de muita coisa para ser feliz; alguém já disse que a felicidade está em ser e não em ter, então se aproprie da sua felicidade, sinta ela em tudo o que você faz ou realiza, e seja feliz.

Como já citei acima, o tempo agora é de fazer o que te dá prazer, então se já se aposentou, não fique pensando que o dinheiro é curto, porque senão você vai voltar a trabalhar e tirar a oportunidade de pessoas que precisam ingressar no mercado de trabalho, não vamos ser egoístas.

Se a pessoa sempre viveu com esse salário, não tem porquê agora achar que é pouco e que tem que continuar trabalhando; deixe seus familiares irem à luta em busca do próprio sustento, não fique o Senhor ou Senhora achando que tem que sustentar toda a família à sua volta. Vá fazer coisas que tem vontade de fazer.

Observe o que ocorre atualmente, o Governo quer tira o direito do povo de se aposentar; isso sim é motivo de tristeza; imagine a pessoa se sentir cansada com o peso da idade que chegou e, não ver a possibilidade de se aposentar.

Acho quase impossível alguém não gostar de atividade alguma, não ver prazer em nada. Pessoas assim são dignas de pena, porque o simples viver já é prazeroso e é uma dádiva de Deus.

Sei que um dia, assim como todos, vou partir, mas não deixo que tal fato me tire o prazer de viver o hoje.

Bora agradecer cada dia que Deus nos concede e viver ele prazerosamente, e se está aposentado agradeça a Deus essa benção. S.A. 11/11/2017. AparecidaPS

apapesi
Enviado por apapesi em 12/11/2017
Código do texto: T6169594
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.