FILOSOFANDO 6.

    No sexto capítulo do Gênesis percebemos a quase completa corrupção do gênero humano, a humanidade tornou-se tão impiedosa nos dias de Noé. Diante de tais atitudes da raça humana, Deus decide destruí-la por completo. Essa perversidade tinha relação com " os filhos de Deus " -  Como bem menciona o texto - os homens casavam-se e davam-se em casamento, e toda sorte de perversidades.

    " Os filhos de Deus " pode referir-se a linhagem divina de Sete, com as " belas mulheres da raça humana " representando a linhagem impiedosa de Caim. Há também os que defendem que esses " filhos de Deus " faz referências aos anjos caídos.

    Independe de qual seja a linhagem, a consequência foi desastrosa, o texto diz que essa linhagem foi de valentes de grande renome, outris dizem que eram uma raça de homens gigantes, cujas obras eram ímpias.

    Entre tantos desacordos e homens impiedosos, encontramos a família do patriarca Noé, que por sua vez encontrou a graça de Deus. Noé mostrou-se piedoso em um mundo ímpio, limpo em um mundo sujo. Deus adverte sobre os seus planos de destruir a humanidade. Todavia, vemos Noé experimentado de algo que mais a frente apareceria na promessa de Abraão, e na concessão da lei por Moisés, bem como na vinda de Cristo. Noé estava experimentando a graça de Deus.

    Deus lhe deu instruções para a construção de uma grande arca de Madeira, cujas dimensões eram de 137 metros de comprimento, 22 metros de largura, 13 metros de altura. A arca continha um convés de aproximadamente 9.000 metros quadrados ( mais de duas quadras - padrão de basquete ) era o maior navio construído até 1884 d.c. A população de animais na arca não teria excedido 35.000 vertebrados.

    Embora à muitos absurda a ideia da concepção de uma arca nestas dimensões, tão pouco de um dilúvio. Muitos dizem tratar de uma história fantasiosa, mas há inúmeras razões para crermos que o dilúvio realmente existiu. Não quero me prender a dados científicos, e aos achados arqueológicos que comprovam o dilúvio, quero me valer apenas da crença por meio da fé.

    Aquele era um marco na história da humanidade, era o fim de uma geração que teve início no Éden com Adão, e findaria ali, nas águas turbulentas do dilúvio. Uma nova geração estava a caminho, a família de Noé na arca marcaria esse novo início.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 08/11/2017
Código do texto: T6166399
Classificação de conteúdo: seguro