TOLERÂNCIA

Devido à incompatibilidade filosófica entre a religião e a ciência, pode parecer um exercício inútil buscar conciliar essas instituições prejudicadas por uma assimetria preocupante, causado, em parte, pela natureza coerciva do apelo da religião e a arrogância científica recrutando o saber numa cruzada francamente racionalista, que, tendo abandonado o verdadeiro e o bom em favor do prático, não tem nada comparável a oferecer.

Nosso direcionamento na vida, que é tendenciosamente subjetivo, originado na grupalidade de nossa família, nação, cultura, tradição e fatores educacionais e ambientais, não, necessariamente no que é falso ou verdadeiro, apesar dos traços objetivos e subjetivos do mundo, pois a sociedade como um todo não tem, ainda, a desenvoltura para viver com uma distinção rigorosamente nítida entre o conhecimento e a fé.

Parece aparente que a progressão dos avanços da ciência no encalço de uma civilização guiada pela ambiguidade de uma mentalidade que se apresenta como a única verdade redefinindo nossa existencialidade, vem suprimindo a noção de divindade no cerne do sentido humano que desde o início de nossa espécie é a origem da ordem no ser humano.

O desenvolvimento da sociedade não se encontra, ainda, capaz de conviver harmonicamente com as distinções axiomáticas entre o mundo material e objetivo do conhecimento que motiva à precisão e a entender as suas interligações objetivas e o mundo dos valores da fé em seus aspectos subjetivos de um firmamento respectivamente baseado na evidência e na crença.

A ciência e a fé são métodos inteiramente diferentes para tentar abordar a verdade. Dado à inexatidão sobre as divergências antagônicas desses institutos, talvez, devamos ponderar se a factualidade científica contraria a essência reveladora da fé.

Afinal, a falta de crença, ou acreditar na fé não deve ser reconhecido como uma ausência de mérito. Demais, a atitude mais construtiva entre os racionalistas e os crentes é a tolerância e o respeito mútuo inclusivo.

Claramente, uma convergência entre ciência e religião não está ocorrendo. Contudo, independentemente do conflito conceitual, ciência e religião estão aqui para ficar.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 08/11/2017
Reeditado em 08/11/2017
Código do texto: T6166152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.