FILOSOFANDO 4.

O que vemos no quarto capítulo do livro de Gênesis, é a primeira família humana formada. Adão e Eva tiveram os seus primeiros filhos, Caim e Abel, neste momento da história eles não estão mais no paraíso, um dos filhos, Abel, era pastor de ovelhas, o outro, Caim, lavrava a terra. Houve porém, a ocasião onde os dois filhos de Adão fizeram uma oferta a Deus, ofereceram daquilo que produziram; Abel, trouxe dos primogênitos das ovelhas, Caim do fruto da terra.

Notamos no decurso do texto, coisas interessantíssimas acontecendo a esses primeiros homens, a experimentação de sentimentos, ter que lidar com a personalidade. Vemos também, que mesmo após a queda, o homem continua a relacionar-se com Deus.

Nota-se também, que ao oferecerem o fruto de seus trabalhos, Deus agradou-se mais da oferta de Abel, tal atitude causou ira no coração de Caim, pesou-lhe o semblante no decorrer dos dias, para tanto que, o próprio Deus o advertiu quanto aos seus sentimentos e pensamentos pecaminosos, que sondava seu coração, ameaçando sua personalidade.

Nota-se também, que novamente, de modo oculto, outro personagem está fazendo-se presente por detrás das cortinas dos acontecimentos, fermentando no ódio os pensamentos de Caim contra o seu irmão. Embora a Bíblia não menciona datas, sabemos que aquilo deva ter durado alguns dias. É perceptível o ódio alastrando-se no coração de Caim, que não só mataria o irmão, mas antes de cometer o primeiro homicídio na terra, teve tempo de premedita-lo. Caim não hesitou em assassinar o seu irmão de forma violenta, questionado depois por Deus, Caim mostra-se indiferente ao fato.

Eis o primeiro homicídio… Que foi premeditado, planejado friamente, é executado com requintes de crueldade, mostrando o lado mais obscuro do coração humano, que por sua vez, evidencia a contaminação pelo pecado recém adquirido pelo pai no Éden.

Depois desses acontecimentos horríveis, de sentenças divinas a Caim, e a todos posteriormente, surge na vida do primeiro casal outro filho, Sete.

Mas antes disso, vemos Caim, que agora, errante pelo mundo, carregava sobre si a marca de um crime. Tempos depois Caim teve uma esposa, e ela gerou um filho. É o começo da humanidade, os homens rapidamente vão se multiplicando por sobre a terra, dominando-a, sujeitando-a.

A Bíblia, como sempre venho dizendo, não faz a menção explícita de datas, embora elas existam nas entrelinhas. Considerando a longa idade dessa primeira geração humana, é perfeitamente compreensível que rapidamente houvesse muitos homens e mulheres, anulando teorias absurdas, que não quero me ater neste momento.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 30/10/2017
Código do texto: T6157424
Classificação de conteúdo: seguro