FILOSOFANDO. 2.

Em Gênesis capítulo dois, eu vejo o que parece ser a explicação um pouco mais detalhada do capítulo um, Deus está no jardim, criando, e detalha também, a criação do homem.

Em tudo Deus falou, haja, e então aquilo que ele falava tornava-se real, matéria, o que não existia, passou a existir. Vejo que, por trás das simples palavras, de um simples haja, existia um complexo sistema de criação da qual não compreendermos, embora a ciência com extremo desespero procure explicar esses detalhes, jamais ela consegue conceber a exata explicação que fecha esse mistério.

Adão é o primeiro homem, diferente de tudo o que já estava pronto neste mundo novo, este por sua vez, não surge da palavra haja, a este, diz a Bíblia, que o próprio Deus o formou com suas mãos, modelando o boneco do barro, terra e água, e depois soprando-lhe nas narinas, tornando-lhe alma vivente.

É notório que, este novo ser, diferente dos demais criados, tem em seu traço algo diferente, não só pela semelhança com o seu criador, mas pela inteligência dada a ele e não dada aos outros animais, bem como a capacidade de dominar sobre os demais. É incrível notar que antes de criar essa criatura, a principal preocupação de Deus foi criar para ele um mundo onde ele pudesse habitar, viver com tranquilidade. O jardim de Deus era a casa de Adão.

Nota-se também, outra coisa maravilhosa em Adão, e é justamente sua inteligência, sua capacidade de catalogar todos os animais, dando-lhes os seus devidos nomes, um trabalho de grandiosa envergadura. Logo porém, Deus percebe que todos os animais tinham os seus pares, Adão estava só, e nenhum dos animais criados servia-lhe como companheira, foi então que o criador resolveu criar a sua parceira. Eva surgiu depois de Adão, não um dia depois, mas bem depois. A Bíblia não nos fornece datas, mas percebemos o traço de tempo, notando que Adão primeiro nomeou todos os animais, somente depois, ele foi agraciado com sua parceira.

Deus percebeu os sentimentos de Adão, o quando ele estava só, solidão rondava-lhe a alma, não havia entre os animais, um com quem ele identifica-se, e o motivo é bem claro para mim; não havia outro como ele, dotado de inteligência, capacidade de raciocínio, de tomar decisões, de dialogar. Adão sentia-se solitário por não ter com quem conversar, e se relacionar.

O criador o colocou em profundo sono, e mais uma vez o vemos criando. Agora a matéria prima da sua nova obra não são as palavras, e tão pouco o barro, mas a sua matéria prima era o próprio Adão. Deus tirou da costela dele, arrancou-a, colocou carne no lugar, e dessa costela, Deus fez a mulher.

Vejam que, nas entrelinhas dessa simples palavras, na beleza da descrição da criação da mulher, existe uma complexidade inenarrável, tentar entender como, Deus tirou a costela e a partir dela, costela, tão somente dela, formou toda a mulher, e de ficar com um nó na cabeça. A Bíblia não fornece explicações detalhadas desse feito divino, mas sabemos, que por trás da simplicidade, existe a complexidade, que no momento não nos compete saber.

Eu simplesmente aceito o que lá está, sem ficar criando muitas teorias absurdas a respeito, e nem questionando a veracidade do que foi feito.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 22/10/2017
Código do texto: T6149578
Classificação de conteúdo: seguro