POR UM FIO

O que seria das pérolas de um colar se não houvesse entre elas um único fio, que as fazem ser unidas, formando assim uma jóia rara, de valor elevado e tão amplamente desejado por muitos, que ávidos por sua extrema beleza, acabam gastando verdadeiras fortunas para adquiri-las?

Que utilidades teriam as pérolas ou até mesmo o fio se juntos não se encontrassem formando assim essa bela jóia?

O que faz a beleza tão rara e cobiçada desta peça é tão somente a união entre as pérolas e o único fio que as prendem, formando assim uma jóia tão rica e por muitos, desejada.

As pérolas seriam sempre pérolas, nada mais que simples pérolas, se não fosse o fio, que oculto, as deixam sempre unidas e tão desejadas.

Em nossas vidas, também

ocorrem casos semelhantes a esse, acima citado.

Por quantas vezes nós nos

esquecemos de que assim como as pérolas, nós também somos dependentes de um fio que nos conduz em nossas vidas. Ninguém é tão rico que não necessite de outrem ou tão pobre que não tenha nada para doar.

Somos seres humanos e por isso somos dotados de grandes deficiências, por isso vivemos sempre em busca de algo mais e nunca nos contentamos com o que temos. Se tivermos onde morar, o que vestir o que calçar e alimentarmos, isso não nos importa, ou seja, queremos o que ainda não temos o que vimos de novidade na mídia, o que um de nossos vizinhos ou colegas de trabalho está usando, simplesmente, pelo fato de provarmos para a sociedade, que nós também podemos ter aquilo que o outro tem.

Muitas vezes, nem conhecemos direito aquele tipo de produto que está sendo exibido no mercado, aquele bem material tão bem divulgado pelos meios de comunicação. Com isso, acabamos por nos tornarmos, pessoas consumidoras de vários tipos de mercadorias, que nem sempre chegaremos a usá-las.

Compramos apenas pelo simples fato de que vimos alguém comprando ou usando certo produto.

O auge é não ficar para trás e acompanharmos sempre todas as modas, marcas e grifes.

Somos todos carentes de orientações adequadas que nos abram mais nossas mentes para o que realmente somos ou simplesmente por qual motivo que aqui viemos.

Passamos uma grande parte de nossas vidas, nos preocupando em demasia, com o que as pessoas estão adquirindo ou simplesmente usando no dia a dia de suas vidas.

Desejamos muito, tudo aquilo, que nos é mostrado nos inúmeros comerciais espalhados pelos mais diversos tipos de comunicações.

Ficamos todos aflitos, para também poder comprar aquele tipo de produto que tanto falam que é muito bom e prazeroso.

Fazemos verdadeiras economias. Deixamos de adquirir outro bem que seria de uso de toda a

coletividade familiar, nos sacrificamos e acabamos sacrificando também a todos que de uma ou outra forma necessitam de nossa ajuda, para satisfazermos ao nosso próprio ego, aos nossos próprios desejos.

Com isso nós não percebemos que tudo a nossa volta está sendo mudado, está tomando outros caminhos, sem que nós possamos perceber.

Estamos indo de encontro com alguns sonhos, que julgamos serem esses, no momento o mais importante em nossas vidas.

Atropelamos a tudo que tentar cruzar o nosso caminho e passamos por cima de tudo sem que nunca percebamos, pois nosso pensamento está voltado unicamente para aquele desejo tão sonhado que almejamos, momentaneamente.

Contudo, nos esquecemos, de que, a coisas muito mais importantes em nossas vidas e que pelo simples fato de estarmos ansiosos em conquistar aquele nosso desejo tão grande, simplesmente, acabamos por deixar para traz tudo àquilo de bom que a vida nos tem preparado.

Quantas vezes deixamos de ser um pouquinho mais atenciosos com alguém que a nós vem, em busca de um pouquinho de nossa atenção, de nosso apóio, de nossa ajuda?

Quantas vezes, dizemos não, até mesmo, sem nem ouvirmos direito o que estão nos pedindo?

Quantas vezes nos acomodamos em nosso aconchego, muito bem abrigados e cercados por grandes confortos em noites tempestuosas, sem nem ao menos lembrarmos de que lá fora há alguém faminto, com frio, maltrapilho e sem nenhum calor humano para lhe aquecer, para lhe confortar, para lhe apoiar em seus momentos de dificuldades e miséria?

Que valor teria as pérolas sem o fio que as ligam e as mantém sempre unidas?

Que importância teria um simples fio sem nenhum valor comercial, se não fosse às pérolas para enriquecê-lo e elevá-lo ao valor máximo, mesmo esse se mantendo oculto entre elas?

Precisamos valorizar muito mais o ser que habita dentro de nós e a nossa volta, que os bens matérias.

Por inúmeras vezes somos esquecidos, afastados e até mesmo ocultos pela sociedade.

Se tivermos um determinado reconhecimento ou algum valor pelo os nossos trabalhos, somos bem quistos por todos.

Somos melhores recebidos e muito mais requisitados para as inúmeras festas e reuniões de famílias e até mesmo da grande sociedade, mas, se nosso trabalho, for, por exemplo, o de um gari, acredito, que nunca ninguém haverá de nos convidar para participarmos de nenhuma festividade, por mais simples que esta seja.

Esquecem de que, esses garis, é quem lhes proporcionam um ambiente mais saudável, limpo e com melhor aspecto para que as grandes festas sejam realizadas com ordem e mais asseios.

Assim, meu caro leitor, somos todos nós, enquanto caminhamos para o fim. Não somos capazes de nos preocuparmos com nossos semelhantes, pois acreditamos que eles são quem deve se virar sozinho e sem a nossa ajuda. Temos muito mais o que nos preocuparmos, senão com a vida de um elemento que aparentemente não nos tem nenhum valor em nossas vidas.

Acreditamos que não estamos preparados para lhes dar certo apoio ou uma pequena ajuda.

E por outro lado, caso venhamos a ajudá-los, isso não nos dará nenhum respaldo perante a sociedade. Queremos que todos nos vejam com bons olhos, olhos de quem há de nos reconhecer como grandes vultos da humanidade, como quem ficará para sempre gravado na memória de todos, mesmo muito tempo depois de nossa partida.

Muito do que fazemos, é só e unicamente, com o intuito de que a sociedade, nos dê algo em troca ou algum tipo de recompensa pelo que seria de nosso dever de fazê-lo e fazê-lo bem feito, com muito mais amor, com muito mais força de vontade e acreditando sempre que este determinado trabalho estaria beneficiando principalmente àqueles que por um motivo ou outro nunca teriam oportunidade de ter acesso a ele se não fosse por nosso intermédio. Isso sim seria muito gratificante para todos, saber que através de nosso trabalho, outros tantos podem estar sendo beneficiados. Se tivermos uma melhor condição financeira, uma boa casa, um bom trabalho, um status diante a sociedade, se pudermos ter acesso a lugares mais luxuosos e requintados e tantos outros bens materiais de boas qualidades, nunca deveríamos nos esquecer de que, se temos tudo isso é pelo o fato de que outros com menos condições, também se envolveram e deram um pouco de si, para que essas coisas hoje, nos estejam acontecendo. Pessoas simples, sem muito conhecimento, sem estudos ou qualificação profissional, também deram um pouco de seu suor, para que isso se realizasse. Nunca deveríamos nos esquecer dessas pessoas, que no anonimato, às escondidas e por trás das cortinas, sempre acabam por fazer com que esse grande show em nossas vidas, pudesse estar acontecendo, para a nossa alegria e nosso bem estar.

Nós, como pérolas, necessitamos intensamente desse fio tão fino e delicado, para que possamos estar sempre unidas, um ás outras, dando-nos o verdadeiro valor, o verdadeiro sentido que nossas vidas deveriam ter. Pois o que seriam das pérolas se não fossem esse delicado fio que as fazem ter tão grande valor comercial, serem tão grandemente desejadas e cobiçadas por todos. Um fio sozinho não tem nenhum valor financeiro, assim como as pérolas também separadas, divididas e soltas perdem toda a sua beleza e graça. Se juntarmos aos mais fracos, aos oprimidos e aos mais necessitados.

Se formarmos juntos, um só objetivo para o bem comum da humanidade, aí sim, estaremos adquirindo muito mais valores, nossas pérolas seriam muito mais vistosas e até mesmo o próprio fio que nos sustenta , teria muito mais resistência. Para que isso aconteça realmente, antes é preciso que nos conscientizemos da importância de todos aqueles mais fracos e oprimidos, que também são de extrema necessidade em toda a sociedade. Aí sim, o colar de pérolas terá mesmo um grande valor de mercado e mais cobiçado ainda por toda a humanidade.

Nova Serrana (MG), 22 de fevereiro de 2011.

Tadeu Lobo
Enviado por Tadeu Lobo em 18/10/2017
Código do texto: T6146390
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.