Um Roteiro de Fuga das Ilusões

Cria obrigações para si mesmo. Se enche de tarefas difíceis. Se sobrecarrega com coisas que aparentemente os outros não podem fazer, se sentindo muito generoso por isto. Sacrifícios que nenhuma mãe, pai, namorado, esposa, amigo ou seja lá quem for fariam por você.

Se tornou uma pessoa generosa, capaz de abrir mão de muitas coisas, relevar centenas de outras. Oferece seu orgulho como presente ou como um pedido de desculpas por não ser o que gostariam que fosse.

Se sente insuficientemente perfeito para merecer qualquer consideração ou prazer. Então se joga no trabalho, nos detalhes, na atenção dada às pessoas e capacidade de relevar o que fazem.

Que ciclo hein?

Se prestar atenção, se perguntará "onde esta a pessoa nisto?" ou "onde estou eu nisto tudo?". Você foge de si mesmo. Ao não se aceitar e ao não ter uma pauta própria e pessoal de desenvolvimento, você não é você mesma. Isto ocorre, por que segue projetos que não são seus, mas projetos que acredita serem necessários para agradar os outros ou para não ter deles a rejeição.

"Você" é algo mais rico do que isto. Basta se ouvir quando as perturbações de pessoas mesquinhas ou que tiram proveito de sua ingenuidade estiverem ausentes. Quando não esta pensando, fazendo ou evitando algo para agradar os outros ou para não ter deles a crítica, o que te diz seu coração?

Deixem te rejeitar. Deixem te esquecer. Deixem ir embora. A dor que vai sentir é a de ter "somente" seu coração para seguir seu coração. A insegurança de começar sem ter ordens, garantias, respaldos e de acostumar a ouvir a si mesmo ao decidir alguma coisa, ao gostar de alguma coisa, ao planejar alguma coisa, ao sofrer alguma coisa.

É preciso aprender o que é bom, o que se quer, pra onde ir, o melhor lugar, o melhor momento, o melhor entendimento. Aprenda! Vai errar muito e vai acertar também. Mas desta aprendizagem surgirá a libertação. Não buscará quem te mande, quem te ordens, quem te imponha projetos. Pelo contrário, se afastará de quem ameaçar seus planos ou atropelar suas vontades.

Reflita sobre sua infância. O que fez e deixou de fazer por medo de castigo, de rejeição e de não ser mais amado pelos pais? Os castigos, os xingamentos e a disciplina rígida disseram pra você mais do que a simples ideia de que isto ou aquilo é errado? Disseram algo como que você não merece, você não é digna, você não é bom o suficiente?

Então este algo além que você ouviu, continua sendo ouvido. O outro só diz, o que você já sente. Ele sente toda esta culpa e sabe que você é capaz de aceitar qualquer coisa. Por que uma pessoa que não se sente merecedora de respeito e estima, diz de si mesma ser pouco como pessoa.

Agora pense comigo. Você se sente pouco como pessoa, passa esta mensagem na forma de falar, andar e agir. Que tipo de pessoa acha que vai atrair para seu convívio?

Uma pessoa realmente ruim, não que se acha ruim, egoísta e pouca disposta a plantar e muito a colher. Que não sabe se relacionar sem ofender ou machucar. Que não sabe ouvir, mas muito fala. Quem toleraria conviver com alguém assim, senão quem se sente merecedor de algo assim? Alguém que acha que merece pouco e inclusive pensará que terá que se esforçar mais para ser tratado com respeito.

> A fuga

O que aprisiona a mente é a ilusão de que não pode mudar. Não pode sentir, viver e se ver de forma radicalmente diferente de como se vê hoje. Isto por que esta ilusão é alimentada por maus hábitos e constantes reafirmações da sua inferioridade - o que torna real a ilusão, pois a pessoa não só se vê assim, mas desacredita no próprio potencial e se cerca de gente que também a vê de forma negativa e que não acredita em seu potencial.

A fuga desta prisão não se dá por mera força de vontade, mas pela mudança de hábitos e de ambiente. Medo da dor é primeira assombração a desencorajar o fugitivo. O medo não passa sem ser enfrentado.

O significado moral da dor costuma a ser pior que a própria dor, eis um segredo. A moral no caso é todos os avisos, as previsões auto realizadas, a condenação, a culpa, tudo isto estará lá quando tentar fugir. Elas são feitas pra isto pra evitar a fuga, foram pensadas para isto e ganham certa realidade por conta disto.

Não evite, somente deixem se manifestar, deixem falar e siga implacavelmente em frente. Os resultados serão o melhor remédio contra estas coisas.

Haverá uma hora em que a fuga te deixará distante tanto da prisão quanto do objetivo. A segunda maior dor vem disto, estar perdido. Aqui começa o sentimento de culpa por ter deixado a miséria a troca de nada. Tudo que resta são os objetivos. Aqui é preciso ter uma segurança muito grande para não ceder e voltar correndo para a prisão e muito voltam.

Até que se chega ao vazio. Você se perdeu da prisão, não há mais como voltar. Nem se quiser. Não encontrou nada, nada pronto. Achou que se iludiu. Aqui pode acontecer muita coisa de boa ou ruim. Pode acontecer da pessoa se destruir com drogas e bebidas, suicídios e outras coisas.

Neste estágio é preciso ser construtor. Construir uma simples cabana, se alimentar modestamente ou nem se alimentar. Solidão, frio e certo arrependimento. Com o tempo construirá ali seu lar, seu império ou qualquer coisa, mas nunca será seu cárcere.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 04/10/2017
Reeditado em 04/10/2017
Código do texto: T6132835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.