Sobre a nudez no MAM

Incrível como a nudez provoca teses. Essa escrita é sobre A polêmica instaurada depois da exposição do MAM em que um homem nu interagia com crianças. A questão é que ocorre muito estupro com roupa, com batina, com terno...ver o homem nu, toca-lo naquele contexto, não faz uma criança suscetível ao estupro. (Eu não levaria, mas se aquela mãe decidiu por levar a cria muito provavelmente sabia o que estava fazendo). Criança é inteligente. Conversando com ela poderá discernir que pênis no MAM é diferente de pênis em outro contexto. Pênis tem muitos jeitos de atuar no mundo. Depende da mente do dono do pênis. Todos, caso não tenha nenhuma problema de saúde, servirão para urinar. Alguns de mente doente e má usarão seus órgãos para violentar, outros pra procriar, outros pra promover prazer. As vezes, o mesmo pênis pode ter função tri. Sugerir a criança que pênis não existe é bobagem. Isso não a livrará de estupros. A criança muito cedo questiona o adulto como bebês vêm ao mundo. E aí? Temos que isentar o pênis desta responsabilidade? Se bem que bebê pode vir de outros jeitos, mas geralmente vem via pênis. Por que esse medo em mostrar o que é natural? No fundo creio que esse receio esteja ligado aquele medo de entender o corpo como uma fonte de prazer. Fomos ensinados que corpo é um lugar meio neutro, serve pra pouca coisa. Não fomos ensinados a explorar o corpo a partir de toda a sua potência. Se fosse assim, todos sem exceção praticaria algum esporte, dançaria mais ritmos por exemplo. Fomos ensinados que corpo é lugar do proibido. Fomos educados que devemos ter muito cuidado e ressalvas com o corpo. Há diferenças inclusive na forma como o corpo é vivido pelo homem e pela mulher. O menino desde cedo é educado que seu pênis deve ser um órgão ativo. Muitas vezes este menino não é educado que sua vida, seu corpo, não é só um pênis. Dá um dó essa centralidade no falo, porque também é limitadora. Mas não só limita. É extremamente opressiva. E as meninas e seu corpo? Pobres meninas! Ou são ensinadas a serem objetos, usar o corpo como barganha para conseguir o que querem (nesse caso o corpo feminino é mais explorado, afinal é objetificado) ou são ensinadas a reprimi-lo. O pênis no MAM é arte. Arte provoca. Olha quanta coisa aquela cena provocou. O evento cumpriu sua função.

(Comentário produzido para a rádio 9 de julho)