Anarquia como realidade positiva e diversa de Utopia

Ao contrário do que alguns anarquistas apontam [aqui fica elipsado um desvio de sentido dado a palavra poder], não há o interesse em eliminar o poder, destituir os governos ou eliminar a justiça de forças. Exatamente o contrário se propõe, objetiva-se eliminar a desigualdade, fortalecer os poderes, de forma a erradicar o fraco, o indefeso, evitar os acúmulos e regular as forças comuns. O intento não é diluir o poder, contudo. Visa, na realidade, legitimar no indivíduo a qualidade de zelar por seus interesses, orientando toda e qualquer relação de poder (Microfísica Foucaultiana) para o equilibrio e justaposição de forças empregadas, eliminando verdades, ilusões ou direitos naturalizados que se afastem da atualidade de cada situação humana (o que nos distancia de um desejo utópico ou delirante de ausência de conflito ou a supremacia de uma consciência sublime que evite todo malefício ou desentendimento sob forma de liberdade ou “evolução” humana).

— Anarquia como realidade positiva e diversa de Utopia.

Hernán I de Ariscadian
Enviado por Hernán I de Ariscadian em 21/09/2017
Código do texto: T6120829
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.