Os Três Muros

EGO

Se você é religioso, não deixe isso tornar-se motivo de orgulho. Se ajudar um necessitado, não conte a absolutamente ninguém. Se tiver que orar em público, que isso não te faça sentir melhor que os outros, por conseguir articular palavras bonitas. Também não seja repetitivo, como se isso fosse obrigar ao Pai a fazer tua vontade. Prefira sempre orar em segredo, pois Ele sabe do que você precisa antes que peça.

O Pai é Santo, não esqueça. Peça pelo avanço do Reino, que mais e mais pessoas sejam levadas a obedecer a Deus, para que os necessitados tenham o que comer, para que seus pecados sejam perdoados e para ter forças para vencer as tentações. Aquele a quem pertencem o Reino, o poder e a glória te livrará do mal e te perdoará os pecados.

Porque se você perdoar as ofensas que receber, o Pai perdoará as tuas, então não deixe teu orgulho te fazer guardar rancor, pois o Pai também pode guardar a Ira que você merece.

Quando abdicar de qualquer coisa pelo Pai, não fique triste, não murmure, se possível não deixe teu amigo mais próximo saber que você fez esse sacrifício, alimentando teu ego. O Onisciente te recompensará.

AMBIÇÃO

Tudo que é visível morre. Tua casa, teu dinheiro, você. Então não junte riquezas nesse mundo, mas preocupe-se em obedecer ao Pai e Ele será teu tesouro eterno e nada poderá te afastar do Seu amor. Olhe para o alto.

Porque o que você vê influencia quem você é. Se andar nas trevas e amar as trevas, como poderá dizer-se luz?

Se uma pessoa trabalha em dois empregos por muitas horas, acaba se desgastando demais e não pode dar todas as forças. Da mesma forma, é impossível se dedicar integralmente a Deus enquanto se é escravo do dinheiro. Ou você busca riqueza, ou busca a Deus.

ANSIEDADE

Agora, se você vence seu próprio ego e a ambição desmedida de nossa época (ou talvez de todas as épocas), há ainda um terceiro obstáculo a ser vencido: a ansiedade. Mas eu afirmo: não fique angustiado em como vai conseguir atender às tuas necessidades básicas.

Os passarinhos não trabalham dez horas por dia, as flores não precisam fazer hora extra, mas o Pai os sustenta. Será que você não é mais importante que a erva do campo, que hoje está ali mas amanhã é arrancada?

No fim, você não controla tua vida, portanto confie no Pai. Se quer servi-lo de verdade, não fique preocupado em como vai se sustentar, pois todo mundo se preocupa com isso. Ponha o Pai em primeiro lugar e tudo vai dar certo. Não fique ansioso com o futuro, basta a cada dia o seu mal.