EU DIGO SIM, SORRINDO!

Este texto é para mim. Não leia. Principalmente se você não gosta de referências a Deus, bíblia e afins. Esse texto é sobre isso, sobretudo “os afins”. Sou eu que preciso juntar os pedaços das mensagens que recebo cotidianamente sobre quem sou e para onde estou caminhando. E estamos sempre caminhando, não é mesmo? Talvez sem tanto método ou estratégia, mas estamos. E há tanta coisa dita a esse respeito que bastava eu ler ou reler... Mas, acontece que eu preciso falar disso para mim mesma com as minhas palavras. Porque mesmo que você não faça escolhas conscientemente, elas acontecem. E a vida é um tal de acolher e recusar sem fim. Abraçar e trazer para si ou virar as costas, ignorar, dizer não. E cada alternativa, do “não” ou do “sim” vai desencadear uma consequência, queiramos ou não. É a tal da lei da semeadura: semear é uma escolha, mas a colheita é inevitável. E outro dia, de madrugada, zapeando na TV, assisti a um filme com o Jim Carrey, “Sim Senhor” que falava exatamente sobre isso: dizer SIM para a vida. De cara me identifiquei com o protagonista; um cara meio cético com o sistema, rabugento com as mesmices do cotidiano, entediado com as tolices alheias. Gente! Até me assustei com essa descrição; sou eu?! Mas ele também tinha senso de humor; um tanto discreto e irônico a bem da verdade. Mas, não deixa de ser humor. Sou meio como ele, consigo rir muito de mim para comigo mesma. Fim das idiossincrasias. O fato é que por sugestão de um amigo ele começa a dizer SIM para tudo. E, como num passe de mágica, a vida dele começa a mudar. Olha a palavrinha mágica que me persegue: MUDANÇA. Eis que me lembrei imediatamente do estudo bíblico feito pelo Márcio Mendes do coincidentemente (coincidências NÃO existem) programa da Canção Nova “Sorrindo pra Vida” a partir da passagem Jeremias 29: 11-14¹ (eu tava doida pra fazer uma notinha de rodapé!) que dialogava perfeitamente com uma conversa que eu tinha tido com Deus na noite anterior. E olha, - é preciso ter muita fé para não acreditar em Deus, viu! - Eu arrumava as minhas coisas, ouvindo meio de esgueira aquela fala que de repente ficou tão pessoal, tão para mim mesma que eu tive que parar e prestar atenção. Só faltou Ele dizer: “Adelaide, minha serva...” com aquele vozerio do Cid Moreira e _ cá pra nós _ na minha imaginação Deus tem uma voz como a do Cid. Enfim, ouvi, fiquei boquiaberta, sem graça, espantada, mas ABSOLUTAMENTE convencida que SIM, Ele falou comigo. Por fim, o Márcio Mendes orientava que fizéssemos anotações de nossas orações e acompanhássemos a Fidelidade de Deus. Disso já sou convencida, inclusive tenho inúmeros caderninhos desde a adolescência. Aliás, estou escrevendo por isso. Não só quero registrar como também quero testemunhar. Estou em ÊXTASE. Tudo em minha volta se move sincronicamente, de forma precisa, meticulosamente. Eu não posso fingir que não vejo. Meus livros do curso de Inglês, mudados recentemente, “por coincidência”, trazem em cada capítulo abordagens sobre mudança de vida. Títulos das Lições: 1) What are your life choices? 2) Are any chances necessary? 3) Got a plan? 4)How do you react to chances? E eu que pedi tanto que Deus me orientasse nessa nova fase da vida. Ele não só me ouviu como me deu um curso completo de Gerenciamento Pessoal. E em inglês! Como diria o Jessier Quirino no cordel do “Matuto no Cinema”. São tantos afins, tantas coisinhas acontecendo, tantos pequenos milagres que essa minha tentativa de amarrar essa tecedura merecia um desfecho do tipo “ num sei que lá”, “ num sei que lá”, “ num sei que lá”. Pois, como o personagem Carl Allen eu também digo SIM para a vida. E digo sorrindo. Por que não?

P.S.: Thanks, my English school "Wise Up" e ao Márcio Mendes do programa "Sorrindo pra Vida", às 8h, na TV Canção Nova.

¹ - “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.

E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregarvos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor; e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei”.

Adelaide Paula
Enviado por Adelaide Paula em 12/09/2017
Reeditado em 12/09/2017
Código do texto: T6111591
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.