Poetas me ensinem

Vejo postagens onde falam da saudades de suas musas. Alguns com mulheres maravilhosas ilustrando o poema logo abaixo delas. São poesias muito bonitas, bem feitas de bom gosto nada a reclamar disto.

Mas confesso que na vida real, quando eu tratava assim as mulheres, eu só tive problemas. Era como dizer assim "sou capaz de tudo por você" e elas aceitassem o desafio. Isto significava sacrificar tempo, passar muita raiva, estar a disposição do humor e dos seus caprichos.

Tive mulheres muito lindas como namoradas, mas conhecendo as de perto e com o tempo, não as achei tão lindas assim. Rostos angelicais capazes de te ver sofrer pelo gosto de sentir sua dependência e pelo gosto de satisfazer suas vaidades.

O mais interessante é que eu terminei com elas. Então não se trata de um desabafo de um perdedor, mas de alguém que não encontrou estas musas que vocês tanto falam. Talvez não tive sorte, mas garanto que a aparência não quer dizer nada.

Falo mais caros poetas! Admiro vocês, apesar de algumas críticas que eu faço e nunca questiono os que escrevem de coração, mesmo contra aquilo que acredito ser o certo. Mas acho que esta idealização do feminino não nos ajude a evoluir como homens.

Desconfio que esta idealização não possa ser encarnada por nenhuma mulher vivente. Elas são mais parecidas com a gente do que imaginamos. Elas tem um lado feio, agressivo e arrogante, como também temos. Assim como tem um lado sensível e amoroso que temos também, mas com um pouco mais de reservas.

Temos que buscar em nós o motivo desta idealização. Por que a mulher que sonhamos tem que ser este poço de sensibilidade e percepção? Ser puro, sem maldade, sem malícia só capaz de amor?

Arriscaria a dizer que nossa intimidade é visto como algo feio, bruto e maldoso - aprendemos a esconder os sentimentos, os apegos e afetos como algo vergonhoso ( o comportamento do menino - não chorar, não sentir falta, não reclamar, não ter medo, não apanhar na escola, não depender, fazer sozinho, se virar na vida).

O problema é que nestes sentimentos e emoções que escondemos se encontra a chave para o conhecimento e da felicidade do adulto hoje. O adulto descobre, não todos, que a felicidade só pode ser encontrada dentro dele, porém não pode ser feliz se tudo o que quis e desejou foi sufocado e deixado de lado. Ele precisa resgatar estes desejos e vontades e dar a eles um caminho viável no mundo.

Este caminho viável no mundo pode ser um dom artístico que desenvolveu, uma profissão em que se engajou, um esporte, etc. Mas alguns homens não conseguem encontrar este caminho viável no mundo. Então recorrem a idealizar as mulheres que teriam sensibilidade para ver a beleza onde o homem jogou entulhos sujeiras e arames farpados para que nem ele visse ou tivesse contato.

Digo a vocês, é muito fácil uma mulher parecer este ente de outra dimensão. Há uma pressão social pra que elas tentem corresponder a isto. O feminino, a construção deste papel social, se constitui na formação de um ser delicado, tolerante, submisso, sensível e exclusivo. E não é isto que buscam?

Agora entendam, para a mulher corresponder a este papel social, ela terá que entulhar muitas coisas também na sua mente. A rebeldia, a curiosidade, a liberdade sobre o próprio corpo, seu desejo de independência e autonomia, a crença de que ela pode tanto quanto um homem pode (isto se um dia deixaram ela acreditar nisto).

Entendem que as musas também tem seus lixos? Elas terão que jogar muito lixo, entulho, terra e cercar de arames farpados o que a elas fora ensinado como feio e evitável. E que fazemos? Jogamos mais lixo e reforçamos as cercas e muros já existentes.

Vou dividir uma crença com vocês poetas. Estas mulheres nunca os amarão ou lhe desejarão! A não ser que ajude com muita inteligência e sensibilidade a remover estes entulhos e lixos que lhe reprimem seus desejos.

Para muitas mulheres, alguns homens, conseguirão retirar estes entulhos sem provocar ainda mais sujeira e soterramentos. Este homem quando deixa uma mulher é como se colocasse tudo de volta no lugar, todo lixo todo entulho e talvez acrescentando um pouco mais.

Outras mulheres, creio que não sejam as que buscam viver um grande amor, não tem tanto lixo e soterramento. Basta um vento e a fina camada de poeira se retira. Você e nem um outro homem será especial. Elas não irão achar que há um homem especialmente reservado para elas.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 09/09/2017
Código do texto: T6109440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.