A Igreja Católica em relação ao Santos/Maria. #Razãonafé8

Uma explicação que poucos buscam, é sobre o motivo de Católicos venerar virgem Maria e o santos.

Em inúmeras discussões apresentam o mesmo argumento, de que idolatram imagem e tratam Maria como Deus.

Há um tempo atrás, entrei no estudo sobre e ainda estou neste processo. Quero neste post fazer uma explicação para que o entendimento de todos não seja superficial e imaturo.

Católicos e protestantes tem que se unir, pode não ser pela devoção de Maria, mas pelo amor com nosso salvador Senhor Jesus Cristo.

Primeiramente, entenderemos que tipos de culto existem no Catolicismo e de onde vem/significam estes mesmo.

Existem 3 tipos de cultos que são :

1. culto de latria (grego: “latreuo”) quer dizer ADORAR

2. culto de dulia (grego: “douleuo”) quer dizer HONRA, VENERAR

3. culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, SEM ATINGIR O CULTO DE ADORAÇÃO.

1. é únicamente destinado para Deus.

Somente Deus pode ser adorado e só Cristo, Deus feito homem, ele é o Salvador.

O próprio Cristo nos disse: “Adore o Senhor, teu Deus, e só você deve adorá-Lo” (Mt 4, 10).

2. é destinado aos santos(as), às pessoas cujo heroísmo comprovado no exercício das virtudes cristãs da Igreja nos coloca como um exemplo a seguir sendo enviados ao altar.

Vaticano alertando sobre o culto de Dulia : “Que as festas dos Santos não prevaleçam sobre os feriados comemorativos próprios dos mistérios da salvação, deve ser deixado a comemoração de muitos deles às Igrejas individuais, nações ou famílias religiosas, que se estendem a toda a Igreja só aqueles que se recordam santos de importância verdadeiramente universal” (SC.111)

3. é o culto especial destinado para Maria Santíssima, como Mãe de Deus.

É exclusivo à Ela e nasce da necessidade de colocar o culto à Virgem em uma posição privilegiada, acima dos santos, mas SEM ALCANÇAR o limite, a latria.

Nota do Vaticano sobre o culto de Hiperdulia : “A Virgem Maria, que na Anunciação do anjo, recebeu o Verbo de Deus no coração e no corpo e trouxe ao mundo a Vida, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor” (n. 53).

Acrescenta ainda: “Unida a Cristo por um vínculo estreito e indissolúvel, é dotada da missão sublime e da dignidade de ser Mãe do Filho de Deus, e, por isso, filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo. Por este dom de graça exímia supera de muito todas as outras criaturas, celestes e terrestres” (LG 53).

Agora tendo uma breve explicação do que se destina os cultos e sabendo que Católicos não adoram ninguém sem ser Deus, fazemos uma pergunta : Como Maria e os santos podem nos ajudar a ponto de fazermos um culto para eles?

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz que Ele é o "único mediador junto a Deus", não se refere a oração ou interecessão, e sim à SALVAÇÃO!

Paulo em 1Tm 2,5 diz que : "Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem"

Jesus Cristo HOMEM é o mediador da salvação, ou seja da NOVA ALIANÇA, como o próprio Moisés mediou os anjos para a velha aliança (Gl 3,19-20).

Intercessão é algo que aparece em várias passagens da Bíblia, alguns exemplos :

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Efésios 6:18

Irmãos, orem por nós. 1 Tessalonicenses 5:25

O meu intercessor é meu amigo, quando diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos; ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa de um amigo. Jó 16:20-21

Verificamos nesses pequenos trechos que é válido, mas os santos nos ouvem?

Somente Deus é onisciente.

Mas aos santos e anjos, é dada segundo o plano de Deus,a permissão de ouvir clamor dos fiéis que invocam seu nome, seja elevado por voz ou pensamento.

“Convenhamos que os mortos ignoram o que acontece na terra, pelo menos no momento em que ocorrem. (...) Certamente, não ficam sabendo de tudo, mas apenas aquilo que lhe for autorizado saber e que têm necessidade de saber. (...)

“As almas dos mortos também podem conhecer alguns acontecimentos aqui da terra por revelação do Espírito Santo, acontecimentos estes cujo conhecimento seja necessário. E isto não se restringe somente a fatos passados ou presentes, mas também futuros. É assim que os homens – não todos, mas apenas os profetas – conheceram durante sua vida mortal, não todas as coisas, mas apenas aquelas que a Providência Divina julgava bom lhes revelar.”

- Santo Agostinho

A Igreja Católica, afirma ser o corpo místico de Cristo (Corpus Mysticum), assim sendo, os fiéis através da fé em Cristo e do sacramento do Baptismo são partes da Igreja e membros deste Corpo único, místico, inquebrável e divino, cuja cabeça invisível e divina é o próprio Cristo e a cabeça visível ou terrena é o Papa.

Para entendermos melhor, uma imagem exemplificando o Corpus Mysticum será anexada neste tema.

Lembramos que este artigo tem temas que não foram aprofundados, foram brevemente resumidos para uma explicação de um pouco da doutrina Católica.

NÃO QUEREMOS CRIAR RIVALIDADES ENTRE CATÓLICOS E PROTESTANTES, SOMENTE PASSAR UM POUCO DA TEOLOGIA PRESENTE EM UMA INSTITUIÇÃO QUE FOI FUNDAMENTAL PARA O CRISTIANISMO PROLIFERAR NO MUNDO.

"que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade" 1 Timóteo 3:15