O sequestro da verdade
As dores são muitas. Então, resolvi eleger uma delas: o sequestro da verdade. A palavra sequestro é absolutamente familiar para todos nós, pois habitualmente todos nós acompanhamos pelos jornais e revistas casos de pessoas que são separadas de suas famílias e são mantidas em cativeiros. Neste caso, a privação mais danosa é que sofremos de nós mesmos. Estamos falando de algo que nos priva de ser quem realmente somos, de exercer nossa autonomia, expor nossos pensamentos e emoções e exercer nossa liberdade de escolha. Trata-se de um roubo silencioso que nos leva a um vazio existencial. Esses são sequestros que não são anunciados. Eles são sutis e altamente destruidores, pois causa insegurança, medo, desespero e angustia, uma vez que esses sequestros da verdade nos fragilizam e impossibilitam o nosso ser de viver a realização para qual foi feito. Veja bem, não podemos abrir mão da nossa verdade para satisfazer os desejos dessa nossa sociedade que nos rotula a todo o momento, sociedade essa que decide a nossa vida e que impõe um estilo de vida que devemos seguir. Precisamos ter coragem de romper com os condicionamentos que nos impedem de ser quem realmente somos .