Sobre Criatividade, Genialidade e Loucura

Ainda que não seja no sentido real são três lados de uma mesma moeda.

Assim como você não é capaz de entender a arte de criar, também não é capaz de entender as ações do gênio e nem as ações do louco. E, portanto, assim como amor e ódio não são inversos, porque seu inverso são apatia e desprezo, a criatividade, a genialidade e a loucura são três versões de um mesmo sentimento. No caso do amor e do ódio é o de se importar com seus alvos, a intensidade é quase a mesma o sentido que é contrário. No caso das outras três, o sentimento de inquietação, a coragem ou a não percepção dela. Coragem de dizer foda-se para o que veio antes e o intento de poder-se dizer que eu posso que eu consigo que eu vou, ainda que contra tudo e todos que já acreditavam que a forma padrão era a única.

Não ouso dizer que sou gênio, não ouso dizer que sou criativo, mas tenho certeza de uma coisa sou louco, não no sentido de não racional, mas em seu sentido contrário é que sendo racional ainda decidir fazer o que faço não faz parte da lógica que está clara e límpida como a água. Qual lógica? É-me perguntado... Aquela que diz que “o universo conspira a favor de quem se dobra a sua vontade”, “que é mais fácil nadar com a correnteza do que contra ela” e “que é impossível mudar o mundo”. Sendo mais preciso a lógica que diz que os melhores resultados vêm daquilo que é mais fácil de ser obtido ou mais fácil de ser reconhecido. Sim esse tipo de loucura.

Mas então por que justamente o louco escreveria sobre isso? É criativo, mas não haverá reconhecimento, é quase inteligente então não chega nem perto de um gênio. E eis que vem a resposta. Simplesmente porque o louco é um criativo sem reconhecimento e um gênio sem inteligência (não me pergunte o porquê, justamente porque não quero explicar), nas tão famosas palavras dos outros “não são os gênios que obtém os maiores sucessos, são os idiotas” gênios são sábios e sábios não tendem a fazer aquilo que está fadado ao possível fracasso pelas convenções e criativos, bem, o reconhecimento que receberiam seria “zero” o que implica que no fim das contas, todo louco é idiota e todo idiota é louco.

O incrível nisso tudo é que tal raciocínio nos leva a crer que são os idiotas gênios pelo esforço, perseverança e resiliência, e são os gênios idiotas por não tentarem inovar, não acreditarem que vai dar certo, não entenderem que não é porque parece que vai ser um fracasso que vai.

E assim eu pergunto. Essas três são tão diferentes assim?

R Campolina
Enviado por R Campolina em 20/08/2017
Código do texto: T6089578
Classificação de conteúdo: seguro