O Que é Jainismo?

O jainismo é uma religião que surgiu na Índia, como reação ao ritualismo hindu, no sexto século antes de Cristo. Seu nome deriva dos jainas ("conquistadores"), um título dado a vinte e quatro grandes mestres através dos quais sua fé foi revelada. Mahavira, o último deles, é considerado o fundador do jainismo[1].

A salvação no jainismo é alcançada através de três ingredientes básicos: crença correta, conhecimento correto e conduta correta[2]. A crença correta é a fé nos livros sagrados, os angas, que são 45 textos baseados em discursos[3]. O conhecimento correto é a plena compreensão da verdadeira natureza das coisas. A conduta correta se baseia em três pilares éticos. O primeiro, Ahinsa, é a não-violência, a compaixão e o perdão em pensamentos, palavras e ações para com todos os seres vivos; por isso seus praticantes são vegetarianos. O segundo é o Anekantwad, não-absolutismo, respeitar as opiniões dos outros e encorajar o diálogo e harmonia entre as religiões. O terceiro é o Aparigraha, não-possessão, o equilíbrio de necessidades e desejos, enquanto se mantém separado de todos os bens[4].

O jainismo também tem sua própria epistemologia. Para ele, a alma tem a capacidade inerente de conhecer todas as coisas, pois sem isso não poderia existir, mas essa capacidade só pode ser plenamente usada quando ela alcança a perfeição pela libertação total da matéria[5]. Há cinco tipos de conhecimento: O conhecimento ordinário, ou sensível, é a cognição comum, que inclui a percepção sensorial, inteligência, memória e dedução. O conhecimento verbal é o obtido por meio de sinais e símbolos. O conhecimento à distância é obtido pela clarividência e outros meios psíquicos. O conhecimento de pensamentos alheios é adquirido por telepatia. E o conhecimento perfeito, como dito, é alcançado quando a alma alcança a perfeição.

[1] PATHEOS LIBRARY. Jainism. Disponível em: <http://www.patheos.com/Library/Jainism>

[2] ABOUT JAINISM. Path To Salvation. Disponível em: <http://aboutjainism.weebly.com/path-to-salvation.html>

[3] MY UPSCPRELIMS. List of 12 Angas Of Jainism: Jain Literature. Disponível em: <http://myupscprelims.blogspot.com.br/2016/05/list-of-12-angas-of-jainism-jain.html>

[4] JAINA: FEDERATION OF JAIN ASSOCIATIONS IN NORTH AMERICA. "Essence of Jainism (an Elevator Speech): When someone asks you 'What is Jainism?' Jain Way of Life". Disponível em: <http://www.jaina.org/?Elevatorpitch>

[5] SHAH, Hemant. Types of Knowledge (Jnana) in Jainism. Disponível em: <http://www.fas.harvard.edu/~pluralsm/affiliates/jainism/article/jnana.htm>