Boa visão.

Palavras de um funcionário aos seus colegas de trabalho numa manhã de segunda-feira.

“Bom dia a todos. Esse é o meu primeiro Bom dia Segurança e espero contribuir nessa manhã quanto ao objeto que é a Segurança do Trabalho.

Quando nos deparamos com o termo Segurança do Trabalho, logo nos vêm à mente a visão de alguém ter caído de determinada altura, lesões graves nos membros superiores, inferiores, mãos, tronco... raramente nos perguntamos o porquê do acidente e incidente?; no quê o acidentado estava pensando no momento do acidente?; teve a atenção desviada? Problema familiar, relacionamento com os colegas de trabalho? A isso denominamos de bastidores do acidente e incidente de trabalho.

Se pesquisarmos as literaturas, estudos da OIT – Organização Internacional do Trabalho e até mesmo artigos acadêmicos nessa área, verificaremos que uma das causas que ensejam os acidentes e incidentes tem relação com o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, embora seja em menor escala. Assim, quero direcionar essa minha fala à questão do relacionamento interpessoal no local de trabalho.

Não usarei termos técnicos e ou científicos. Usarei uma forma simples para me expressar. Falarei em parábola. Parábola é uma linguagem alegórica usada para retratar situações do cotidiano com fundo moral. Emprega-se na parábola elementos da fauna, flora e objetos inanimados. Usarei as figuras de duas aves... o urubu e o beija-flor. Cada um tem a sua função na natureza, porém aplicarei suas ações como fundo do meu falar.

'O urubu e o beija-flor possuem um relacionamento comum com a mata. O urubu a sobrevoa com o objetivo de encontrar um cadáver e dele saciar a sua fome. O beija-flor entra na mata à procura de flores, as encontrando, sacia a sua fome com o puro néctar que delas suga. Pois bem: nesta parábola, a visão do urubu e do beija-flor tipificam a visão humana; a mata é o ambiente em que as pessoas interagem; tanto o cadáver como as flores são as pessoas. O ser humano, alegoricamente, assemelha-se a um urubu ou a um beija-flor. Se a sua visão for em relação às pessoas as considerando um 'cadáver', ou seja, menosprezando-as, julgando-as, formulando conceitos e preconceitos do que os outros falam delas para si, certamente, estará contribuindo para um ambiente nocivo de relacionamento que afetará emocionalmente as pessoas e com grandes possibilidades a ensejar um acidente e ou incidente de trabalho. Se a sua visão for de beija-flor, ou seja, estará vendo nas pessoas 'flores', apreciando o que há de mais precioso em cada indivíduo que com ele se relaciona ou até mesmo que não tenha intimidade. Ver nas pessoas o que elas têm de melhor é propiciar no ambiente que se encontram, um espírito de harmonia, solidariedade e principalmente de fraternidade.'

Espero que com essa mensagem singela possa ter contribuído a uma visão complementar na questão da Segurança do Trabalho. Vale ressaltar que todo cuidado e atenção são de extrema relevância numa área industrial.

Muito obrigado a todos e 'BOM DIA SEGURANÇA!'”