Fora do Tempo
As injustiças e a miséria que ainda persistem no Brasil são de responsabilidade quase exclusiva da incompetência e má fé de nossos políticos.
Não podemos nem de longe comparar a situação econômica e social do Brasil de hoje com as da Europa do século XIX e começo do século XX.
As relações Capital-Proletariado e sociedade burguesa-Proletariado pobre daquela época na Europa, nem de longe se assemelham às patrão-empregado e classes mais ricas com as pobres de hoje no Brasil. Não podemos nem comparar o Brasil de hoje com o de antes da CLT.
Portanto, ficar repetindo bordões de mais de 100 anos para se referir a problemas que enfrentamos atualmente é pura perda de tempo e tem o mesmo efeito de se proferir palavrões quando estamos irritados, ou seja, servem apenas como desabafo diante da impotência com realidade ou o que é pior, é uma forma de transferir para os outros a própria incompetência..
Se Karl Marx estivesse vivendo no Brasil hoje, provavelmente ele não teria inspiração para escrever uma linha sequer de seu tratado “O Capital”. Como filósofo, sociólogo e jornalista, talvez escrevesse “Brasília, A Capital do Mal”.
Em muitos casos a História funciona como óculos de grau em um cego.