Igreja Santa e útil á sociedade.
Vendo o atual momento crítico de nossa sociedade, onde muitos vem cada vez mais adotando o clichê de que o câncer da humanidade é a religião, decidi escrever este texto onde mostrarei a superficialidade de sua fala.
Superficialidade que sugiro acima vem de analisar sem refletir o objeto da análise.
É muito fácil notar em nosso cotidiano que as pessoas não perdem tempo para reclamar, mas se calam ao ser pertinente elogiar. Com a Igreja não é diferente, todos usam a Santa Inquisição e as cruzadas como pretextos para atacar e difama-la; mesmo sem ter conhecimento pleno sobre o assunto.
Não venho dizer que é coerente estas práticas, venho afirmar que a Igreja é Santa por parte de Jesus e pecadora por parte de nós, homens. Sendo assim sujeita à erros.
Mas estes erros não podem sobrepor sobre a maior instituição filantrópica do planeta, não pode cala os padres que pertencentes da Igreja, inventaram o alfabeto, telescópio, bússola, relógio, óculos, microscópio, pólvora, notas musicais, bicicleta, policromia, sistema métrico e entre outras mais.
Descobertas de hidro-cronômetro, sismógrafo, leis de eletricidade, análise espectral, leis das marés, zinco, arsênico, foram algumas entre muitas pertencentes à Padres.
Acima só um pedaço da história que teve um momento crítico, mas que se faz gloriosa ao longo destes 2 milênios de existência.
Hoje em especial, dia de São Boaventura, inventor da teoria termodinâmica, pedimos sua intercessão para que o ódio se dissipe e que o Amor se resplandeça.
Termino o texto mencionando uma frase do Papa Emérito Bento XVI, onde ele diz:
‘’Se não é lícito calar sobre o mal na Igreja, também não se deve silenciar, porém, sobre o grande rastro luminoso de bondade e de pureza, que a Fé Cristã traçou ao longo dos séculos.’’
Feito dia 15/07/2016