Será que a culpa é mesmo de Deus?

Muitas pessoas vivem questionando a Deus, suas ações ou até mesmo a sua existência devido ao fato de haver tanto sofrimento no mundo, principalmente tanta injustiça. No entanto, cabe a reflexão: será mesmo que a culpa é Dele?

Para responder a esta questão, em primeiro é preciso saber que Ele nos deu o livre arbítrio, isto é, o Senhor nos dá todo o poder e liberdade de conduzirmos as nossas vidas e nossas próprias ações (Como eu costumo dizer: até mesmo o Diabo pôde agir livremente em escolher se rebelar contra o Pai, fazendo tudo o que fez e faz para a humanidade e nem por isso foi destruído ou impedido de ser gerado, já que o Onisciente sabia o que ele viria a ser) e assim todo o mal e injustiça cometida só pode vir de quem? Do próprio homem, óbvio. ("Tomo hoje os céus e a terra como testemunhas contra vocês de que pus diante de você a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolha a vida para continuar vivo, você e seus descendentes, amando a Yaweh, seu Deus, escutando a sua voz e apegando-se a ele, pois ele é a sua vida e por meio dele você viverá muito tempo na terra que Jeová jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.” Dt 30: 19,20)

Em segundo, basta apenas olhar para a natureza para perceber o quanto isso é evidente. Veja o quanto é bela toda a obra da criação: o planeta azul localizado bem na zona habitável, orbitando sua estrela; meio inclinado e dando um giro a cada 24 horas para termos o dia e a noite, assim como as estações do ano; a Lua para regular as marés; os oceanos; o oxigênio; toda a variedade de vegetais; os animais... que paraíso nós temos pelas mãos do Criador! Todavia é o ser humano quem polui, destrói, e com toda a sua labuta artificial torna feio e agride a beleza natural que o Onipotente nos deu. ("São insensatos por natureza todos os que desconheceram a Deus, e, através dos bens visíveis, não souberam conhecer Aquele que é, nem reconhecer o Artista, considerando suas obras." Sab 13:1).

Portanto, de quem será a culpa de tudo? Será mesmo do Onipresente? Ele não existe por "não intervir" e colocar logo ordem em tudo? Se assim Ele o fizesse, estaria em contradição Consigo mesmo e já não haveria mais o livre arbítrio. Logo, pare de culpar o Amabilíssimo ou dizer que Ele não existe pelo que você sofre ou pelo mal do mundo, comece mudando você, fazendo o certo que, ainda que você por si só não consiga mudar o mundo, ao menos serás instrumento do Misericordioso e poderás trazer um pedacinho do Céu para a Terra. ("Como seria bom se você prestasse atenção aos meus mandamentos!

Então a sua paz se tornaria como um rio,

E a sua justiça como as ondas do mar." Is 48:18).

Vinícius Fernandes da Costa