Quatro Males do Brasileiro

A imensa maioria dos brasileiros, mais de 90% da população, sofrem de quatro males os quais tornam praticamente inviável o debate acerca de qualquer assunto. São eles:

1) Analfabetismo Funcional Crônico - gravíssima dificuldade em interpretação de texto. Só com isso, vejo que, como professor de língua portuguesa, há um árduo trabalho a ser feito, muito ainda pela frente, o que já faço com meus pupilos.

2) Raciocínio Binário - isto é, só sabe pensar de forma maniqueísta, do tipo "se não A, então só pode ser B", "se não isso, então aquilo". E por aí vai.

3) Intolerância Egoísta Opinativa - ou seja, além de não tolerar qualquer opinião alheia e contrária à sua, ainda têm o total egoísmo de querer deter o monopólio da opinião, não aceitando os demais, mesmo sabendo que pode estar errado e o outro certo só pela soberba e falta de humildade em admitir o erro e nem sequer querer agregar e conhecer o que o outro lado tem a oferecer.

4) Ad Hominen - não bastasse todos os outros, ainda só sabe replicar ao oponente com ofensas e xingamentos, levando para o lado pessoal, principalmente quando carece de argumentos válidos para rebater.

Logo, o problema está em todas as etapas da comunicação e construção de pensamento, desde a entrada da informação, passando pela aceitação e processamento dos dados, até a saída ou feedback.

Tudo bem que nem todos possuem os quatro defeitos juntos, pois há quem tem uns e não tem outros; há quem tenha uns três e se salva de um; e há quem tenha apenas, sendo o único defeito. Todavia, encontrar quem não tenha nenhum dos quatros para um debate sério e produtivo, está cada vez mais difícil e por isso as coisas não vão pra frente.

Vinícius Costa

Vinícius Costa
Enviado por Vinícius Costa em 27/07/2017
Código do texto: T6066478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.