"Desafio" explicado

O texto que publiquei com o nome de “Desafio”, na verdade não tem essa intenção.

O texto é:

Leia com atenção as frases abaixo:

“Os ricos da burguesia ... foram criados pelo empobrecimento e ruína dos trabalhadores …”

“liberdade ilimitada de consciência, palavra, imprensa, reunião, greve e associação”

“a Pátria era um instrumento da burguesia para exploração das massas trabalhadoras”

“Enquanto a burguesia não compreendia a significação da organização sindical, ou, melhor, não queria entendê-la, e insistia em fazer-lhe oposição, a social-democracia punha-se ao lado do movimento combatido.”

Agora, relacione-as com os seguintes nomes:

Adolf Hitler

Winston Churchil

Vladimir I. Lenin

A primeira frase é de Lenin. A segunda faz parte das diretrizes do Partido Operário Social-Democrata da Rússia, cuja elaboração teve Lenin como um dos principais responsáveis.

A terceira e a quarta frase são de Adolf Hitler.

Podemos observar que o pensamento dos dois líderes é idêntico com relação a luta de classes. Embora essa preocupação fosse legítima, como se pode notar no livro "Minha Luta" de Adolf Hitler e nos vários textos de Lenin, elas evoluíram para situações de conflitos levados ao extremo, que provocaram mais danos do que benefícios.

Esse cenário nos leva àquela conhecida frase, “De boas intenções o inferno está cheio”.

Nós não podemos ignorar as boas intenções enquanto nos parecem sinceras, mas temos que observar também os “sinais”. A excessiva crença naquelas e os olhos fechados diante dos desvios podem nos trazer muitas dores.

A História nos dá muitos exemplos dessas situações.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 14/07/2017
Reeditado em 14/07/2017
Código do texto: T6053990
Classificação de conteúdo: seguro