Defeitos capitais : O ORGULHO - Razão na fé #7

Para começar estudar os defeitos capitais e a evoluir com este estudo, começo primeiramente pedindo ao nosso Senhor Jesus Cristo que no acompanhe e que nos abençoe nessa caminhada em busca do conhecimento e do crescimento espiritual/intelectual.

Dada a proteção e o auxilio, iremos começar no estudos dos defeitos capitais com o orgulho como primeiro tema. Orgulho por definição do dicionário é um substantivo masculino com origem no termo catalão orgull que é uma característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio. No orgulho, conforme São Tomás de Aquino escreveu, tem sete características inerentes que são:

Jactância – Ostentação, vanglória, elevar-se acima do que se realmente é.

Pertinácia – Uma palavra bonita para “cabeça-dura” e “teimosia”. É o defeito de achar que se está sempre certo.

Hipocrisia – o ato de pregar alguma coisa para “ficar bem entre os semelhantes” e, secretamente, fazer o oposto do que prega. Muito comum nas Igrejas.

Desobediência – por orgulho, a pessoa se recusa a trabalhar em equipe quando não tem suas vontades reafirmadas. Tem relação com a Preguiça.

Presunção – achar que sabe tudo. É um dos maiores defeitos encontrados nos céticos e adeptos do mundo materialista. A máxima “tudo sei que nada sei” é muito sábia neste sentido. Tem relação com a Gula.

Discórdia – criar a desunião, a briga. Ao impor nossa vontade sobre os outros, podemos criar a discórdia entre dois ou mais amigos. Tem relação com a Ira.

Contenda – é uma disputa mais exacerbada e mais profunda, uma evolução da discórdia onde dois lados passam não apenas a discordar, mas a brigar entre si. Tem relação com a Inveja.

Nestes características conseguimos encontrar a raiz e o caminho da evolução, orgulho não é só sinônimo de algo negativo; ele pode ser empregado em termos como algo bom, de satisfação, de ênfase. Ex: Meu filho no jogo de futebol e marcou um gol, tenho orgulho dele.

Devemos ressaltar aqui sobre a existência sobre a forma positiva da palavra orgulho para numa explicação mais ampla e correta.

Esclarecendo, destinamos ao objetivo da palavra orgulho com denotação negativa (dos defeitos capitais).

O antônimo de orgulho é a humildade, qual o motivo disso?

Observando as sete características inerentes de São Tomás, em todas podemos conceber uma afirmação da gravidade que o orgulho pode causar, pois a junção dos mesmos, extinguem a humildade.

Mas há problema na extinção da humildade do ser humano?

Essa pergunta pode ser respondida por si próprio a partir de alguns versículos:

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida. Provérbios 22:4

O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra. Provérbios 15:33

Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Romanos 12:16

O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra. Provérbios 29:23

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. 1 Pedro 5:6

Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado. Lucas 14:11

Depois da parte teórica para obtenção de conhecimento e reconhecimento do que é e quão graves é o orgulho, faço um parágrafo de conclusão/instrução de minha propriedade que após meditações, pensamentos e estudos, me proponho e indico a vocês a utilização dos mesmos para corrigir este defeito capital e obter mais pureza em sua alma.

Somos todos iguais, somos todos pecadores, todos digerimos e vomitamos palavras que podem causar angústia, tristeza e entre outros pensamentos não denominados bons. Sendo conhecedores/estudiosos da palavra divina, refletimos qual a gratidão de nos impor acima do próximo? Isso nos gera alivio, demonstrar ser bom em algo nos faz feliz e as vezes para ser “bom”, devemos rebaixar/humilhar alguém, a nossa ganância em obtenção de resultado e nosso julgamento do próximo, afloram o orgulho, afloram as características inerentes nele, afloram o desamor.

Sejamos frutos de Cristo e através da meditação e reflexão intensa, obtemos a evolução que tanto nos motiva e que nós necessita.

Bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra. Mateus 5:5