A escola e o professor

Consideremos que a vida é uma escola. Sendo assim, nós somos os alunos, e o tempo, o professor. Como ocorre na escola tradicional, a vida nos mostra caminhos a seguir: curtos ou longos, retos ou tortuosos, claros ou obscuros, enfim, caminhos. Cabe a nós, alunos que possuímos o livre arbítrio, escolhermos qual caminho seguir.

O professor dessa escola, o tempo, nos ajuda e aconselha durante toda a vida escolar. Com o passar dos anos, alguns alunos, aqueles que se dedicaram mais, conseguem grandes conquistas, enquanto outros, que não prestaram tanta atenção às explicações dadas pelo professor tempo, ficaram com mau desempenho.

Porém, ainda bem que existe a tal recuperação durante todo nosso tempo de vida, possibilitando a correção do tempo perdido, e não correndo atrás do objetivo, mas sim à frente, para ter mais chance de êxito, lembrando que a melhor forma de prevermos o futuro é construindo o nosso, desde hoje.

Por isso, a frase "não deixe para fazer amanhã o que pode ser feito hoje" é perfeita, pois mesmo parecendo batida, ela nos mostra que quanto antes resolvermos nossos problemas, mais tempo ganhamos com coisas positivas. Até porque, o tempo é implacável, e às vezes um pequeno momento dura uma eternidade, e outras vezes, uma vida inteira passa num segundo. Não importa se você vive dez anos a mil ou mil anos a dez, pois nem sempre a duração do tempo é tão importante, mas sim sua intensidade. É bom lembrar também que não podemos mudar o tempo que passou, mas temos muito tempo para consertarmos esse tempo perdido.

Esse pequeno e pacato texto nos faz refletir que tudo que ocorre em nossas vidas é consequência de nossos atos, e não por acaso. Se não existisse, minha ausência não seria sentida. Mas a partir do momento que existo, de alguma forma minha vida já marca história, direta ou indiretamente.

A vida, através do tempo, nos demonstra a todo momento o que é certo e o que é errado. Cabe a nós, seres humanos, querermos optar por um caminho.

Não se preocupe com o amanhã, pois a Deus pertence, nem com o passado, que não pode ser mudado. Mas dedique-se ao hoje, pois ele pode fazer toda diferença com seus erros de antes e com possíveis acertos futuros.

Sendo assim, o que passou é pretérito; o que virá, futuro; e o agora, presente...de Deus. Adivinhou quem é o diretor dessa escola?

Cadu de Souza
Enviado por Cadu de Souza em 02/07/2017
Código do texto: T6043604
Classificação de conteúdo: seguro