30 Dias de Oração: 1. FAMÍLIAS QUE TEMEM A DEUS
FAMÍLIAS QUE TEMEM A DEUS
SALMO 128
Introdução: Todos desejam ter uma família abençoada. Um lar onde a alegria, a paz, o amor, o cuidado, etc. façam morada.
Muitos constroem seus lares sem consultar o manual da família, e este manual é a Palavra de Deus. Quando agimos em família, quer seja desprezando ou desconhecendo, o que a Bíblia diz a respeito, falhamos.
No meio cristão é normal dizermos e escutarmos que a família é projeto de Deus, que a família é sonho de Deus. Então é bom sabermos como o Pai projetou e sonhou para a família.
O Salmo 128 revela partes deste projeto e sonho de Deus para a nossa família, e hoje, estudaremos a importância do temor ao Senhor em família, a saber:
1. FELIZ A FAMÍLIA QUE TEME AO SENHOR
“Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos”. (Salmo 128.1)
• Feliz a família que anda nos caminhos de Jesus, pois isso traz felicidade no lar (v. 2). Quando Jesus é o SENHOR da nossa família, o nosso lar tem paz, amor e união (v. 3). Existe dialogo e cuidado na família que teme a Deus (v. 3). Um lar que teme ao Senhor odeia e se afasta do mal (Pv. 8.13 e Pv. 16.6);
• CONDUZA a sua família a temer a Deus. Ensine os mandamentos do Senhor aos vossos filhos e cônjuges, conversando acerca de Jesus quando estiverdes sentados em casa, andando pelas ruas, ao deitardes e quando vos levantardes para um novo dia (Dt. 11.19). O temor ao Senhor gera marcas de vida de geração a geração na família (v. 6);
2. A FAMÍLIA QUE TEME AO SENHOR É ABENÇOADA
“A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida”. (Provérbios 22.4).
• Temer ao Senhor é a melhor decisão que podemos ter, pois ela gera benção dentro da família (v. 4). Muitos têm morrido fora de tempo, mas aqueles que servem a Deus tem bom FUTURO, e desfrutam de livramentos divinos (Sl. 34.7) e tem os dias prolongados na terra (Pv. 10.27).
• No lar daqueles que temem a Deus nada falta (Sl. 34.9), pois UNIDOS colhem da prosperidade de seus atos (v. 2). Filhos que amam a Jesus obedecem a seus pais (Ef. 6.1-4). Maridos cristãos cuidam e respeitam suas esposas (Ef. 5.25-33). Mulheres cheias do Espírito Santo edificam seus lares (Pv. 14.1). E um lar unido é a maior riqueza que podemos desfrutar (Pv. 22.4);
CONCLUSÃO: Temos o desafio de conduzirmos a nossa família a temer a Deus. Nós e nossos familiares precisamos viver a Palavra de Deus em todos os momentos, e a cada instante caminhar no Espírito Santo.
A família é projeto e sonho de Deus, voltemos portanto a Deus, e juntos busquemos a Jesus, e reconheçamos ELE como o Senhor de nossos lares, pois há bênçãos sem medida em Sua Presença.