DESEJO PELO PROIBIDO
 
 
“O pecado me atrai, o que é proibido me fascina” (Clarice Lispector)
 
“O ser humano tem a perversa tendência de transformar o que lhe é proibido em tentação” (Confúcio)
 
 
Talvez seja da própria natureza humana: o proibido atrai o desejo e tudo, tudo mesmo, é mais cobiçado quanto mais se lhe é negado. Como explicar este fenômeno? As narrativas míticas já desvelavam tal atribuição natural da espécie: a Bíblia descreveu o pecado original, quando Eva consumiu o fruto proibido e ofereceu-o a Adão, sendo a causa, segundo creem os cristãos, da imperfeição do caráter humano. Poetas e escritores recitam a ânsia por devassar o proibido como uma necessidade ínsita a todos. A ciência moderna ainda procura respostas, baseadas nos estímulos sensoriais e cerebrais. Contudo, ninguém pode negar a marca inata a homens e mulheres, que é fonte tanto de riqueza, como de ruína e, por maior que seja a dor gerada, a existência humana seria deveras entediante sem esse fascínio pelo que é proibido.
LS Boynard
Enviado por LS Boynard em 21/05/2017
Reeditado em 02/06/2017
Código do texto: T6004753
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.