Conclusão

Gandhi disse: “Não é necessário que eu condivida a fé dos cristãos para que Cristo exerça influência na minha vida... Eu rejeito as armas impuras, como Cristo rejeitou sua carga de pecado... Eu sinto-me um com o Criador.

Cristo não pertence só ao cristianismo, pertence ao mundo inteiro.

Estou convencido de que, se Cristo voltasse, abençoaria a vida de muitos que nunca ouviram seu nome, mas que com sua vida foram um exemplo vivo das virtudes que ele praticou: amar o próximo como a si mesmos e fazer bem a todos, e mal a ninguém”. Essas palavras de Gandhi se encontram no livro “Mahatma Gandhi: o apóstolo da não-violência”, organizado pelo filósofo, teólogo, místico e educador brasileiro Huberto Rohden, já falecido; uma publicação da Martin Claret.

É necessário participar de igreja para se encontrar com Deus? Não. Deus está em todos os lugares e, principalmente, dentro de cada ser humano. Basta ser buscado.

“A mulher então disse a Jesus: ‘Senhor, vejo que és profeta! Os nossos pais adoraram a Deus nesta montanha. E vocês judeus dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar’. Jesus disse à mulher: ‘Mulher, acredite em mim. Está chegando a hora em que não adorarão o Pai, nem sobre esta montanha nem em Jerusalém. Vocês adoram o que não conhecem, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade’." Esse diálogo de Jesus com a mulher se encontra no Evangelho atribuído a João, no capítulo 4, do versículo 19 ao 24.

Jesus disse: “Quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você”. Está no Evangelho atribuído a Mateus, no capítulo 6, versículo 6.

Deus não criou nenhuma igreja. Cristo não fundou uma igreja chamada Católica Apostólica Romana. Cristo não deixou um chefe de Estado. Cristo nunca se aliou ao poder. Cristo deixou seguidores. Quem quiser ser seguidor de Cristo, faça o que ele manda: amar a Deus sobre todas as coisas e amar todas as pessoas, até os nossos inimigos; rezar pelos que nos perseguem. Ame! Ame as pessoas! Perdoe setenta vezes sete! Se você fizer isso e se olhar a trave do seu olho, antes de olhar o cisco do olho alheio, como pede Jesus, você será cristão. Se não o fizer, não será cristão.

André Comte-Sponville, em seu “Dicionário Filosófico”, registra que o sábio é “quem não necessita, para ser feliz, de se mentir, nem de se iludir, nem mesmo de ter sorte... É por isso que é livre. Mas a verdade é que ele se basta com tudo, ou que tudo lhe basta. É o suficiente para distingui-lo do ignorante, para o qual tudo nunca é o bastante... O sábio não tem quem o domine, mas também não tem domínio, a não ser de si, não tem igreja..., não tem apegos. Nem sua felicidade lhe pertence: ela é apenas um pouco de alegria no grande vento do mundo. Ele é desprendido de si mesmo e de tudo. É por isso, talvez, que ele é feliz: porque já não precisa sê-lo. E sábio: porque já não crê na sabedoria”.

Sócrates disse: “A sabedoria, efetivamente, é uma das coisas mais belas que há...”

Que a sabedoria, a serenidade, a observação, a ataraxia, a felicidade e o silêncio sejam atuantes e vivam em ti. Que vivas em sintonia com o Tao, a Suprema Realidade, a Inteligência Cósmica! Que, enquanto viveres, contemples a beleza e o espetáculo da vida e do Universo. Que o teu coração, a tua mente e o teu ser sejam leves e livres de ódio, rancor, inveja, ou de qualquer outro elemento maléfico!

Concluído! Lao-Tsé disse: “O sábio vive calado”.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 13/04/2017
Reeditado em 13/04/2017
Código do texto: T5969580
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.