Smartphones de graça
A empresa Google, do ponto de vista comercial, praticamente se tornou proprietária dos smartphones que usamos.
A Google fatura quando fazemos busca na internet, quando acessamos sites, quando assistimos vídeos no YouTube e em quase tudo que fazemos através dos smartphones.
Se fizermos uma correlação dos serviços que nos são disponibilizados através desses aparelhos com a administração de cartões e provimento de acesso a internet, veremos que a situação é bem parecida.
Os terminais de cartões são apenas um meio para que seja praticada a atividade fim, que é o realização de pagamentos e os modems que os provedores de acesso a internet cedem aos usuários, são o meio para a realização da atividade fim, que é acesso a internet.
As administradoras de cartões alugam os terminais por R$ 80,00 a R$ 120,00 aproximadamente, o que é um absurdo, porque eles são necessários para a viabilização do serviço e portanto não deveria ser cobrada essa taxa.
Os provedores de internet cedem os modems sem cobrança de taxa.
Foram agregados tantos serviços aos smartphones que a antiga função de celular ficou com importância muito pequena e os outros serviços estão sob administração da empresa Google.
Pelo exposto, não seria plausível que a empresa Google subsidiasse a compra desses aparelhos ou mesmo nos cedesse gratuitamente?