O mundo será melhor

Você não deseja ser perseguido, ofendido, caluniado, assassinado, agredido, odiado, traído, maltratado. Você não quer ser vítima de preconceito, discriminação, ouvir alguém gritando com você; não deseja ser desrespeitado, não quer ser objeto de fofoca; não quer ser usado, enganado. Portanto, não faça isso a ninguém, nem o deseje para ninguém. Confúcio nos ensina a não querer para os outros o que não queremos para nós mesmos.

Você deseja ser amado, compreendido, respeitado; deseja confiança, atenção, carinho etc. Portanto, faça isso para as pessoas de quem você espera a mesma atitude. Jesus Cristo nos ensina a fazer para os outros o que desejamos que os outros façam para nós. Infelizmente, muitas pessoas só esperam dos outros, mas não fazem nada do que desejam receber, nem evitam fazer o que desejam que os outros evitem. Dificilmente, a gente vê uma pessoa colocando regras para si mesma. Quase todas as mensagens no Facebook e em outros lugares são obrigações para os outros. Nas igrejas, isso é visível.

Hoje, dando aula de Filosofia no terceiro ano do Ensino Médio, uma parte do conteúdo diz que a pessoa ética ou moral estabelece regras de conduta para si mesma. Eu me lembrei de um poema meu cujo título já é "Regras de conduta para a minha vida".

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 10/04/2017
Reeditado em 11/04/2017
Código do texto: T5967117
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.