Resiliência.

É preciso ter noção que, para cada fim, há um recomeço. Que momentos ruins nos fazem crescer, e é preciso ter sabedoria ao superá-los. Que entre amores e desamores, ao final do túnel, há uma surpresa a sua espera.

Crescer não significa apenas ter um bom salário, ser bem sucedido ou ter um bom status profissional. É saber deixar de lado suas vaidades, reconhecer o erro, permitir ser questionado e saber a hora de parar. É ter dignidade e entender que apesar do pesares da vida, você pode dormir tranquilo, sabendo que fez o melhor que estava ao seu alcance, sem passar por cima de ninguém. É dormir três horas por noite, mas com a leveza de saber que não fez mal ao ninguém, nem sobrepôs suas vontades derrubando outrem.

É preciso parar. É preciso não insistir. Não esperar nada de quem um dia te pôs de lado sob mero deleite ou medo de seguir em frente. Se entregue, ame, sofra, caia, levante e caia de novo, quantas vezes for necessário. Quem não agradece pelo que tem, não alcança o que estar por vir. E quem muito já conquistou, não se deixe cair na zona de conforto da conveniência e do "isso nunca acaba".

O vida não para. A vida agoniza. Você não precisar vencer, precisar superar. Que o fim seja apenas o começo.