As pessoas precisam de pessoas

São exatamente 01:01 de um sábado, e eu não vou conseguir dormir enquanto eu não botar isso tudo pra fora. Sabe quando uma coisa te afeta tanto, te faz pensar, faz você se identificar, refletir, e querer sai correndo, gritando e chorando ( sim, é assim que resolvo meus problemas, não é um jeito maduro, mas às vezes é necessário, acredite ). Se eu fosse contar desde o começo de verdade, do por que isso me afeta tanto, os livros do Dan Brown iam começar a parecer pequenos. Então, vamos direto ao que me fez refletir tanto.

Eu sempre me senti em busca de mim mesma, ou de algo que me completasse. Sempre questionei o porque as coisas são do jeito que são, e o porque parecem só piorar. Será que ninguém nota que está tudo desandando?

E as ultimas três séries que eu assisti nesse último mês, tiveram um impacto muito grande sobre mim, meus pensamentos e minhas atitudes. A primeira é Skam, uma série teen norueguesa, com três pequenas temporadas, cada uma focada num personagem, e tudo que ele está passando. Basicamente, nos mostra coisas comuns nos adolescentes (não é por ser comum, que se torna mais fácil ), insegurança, ciúmes excessivo, questões religiosas, feminismo, a importância das amizades, sexualidade, transtorno de bipolaridade. A segunda, é Merlí, uma série sobre esse professor ( Merlí ), nada convencional, e a diferença que ele faz na vida de seus alunos, no simples ato de faze-los ter vontade de saber, e pensar por si próprios. Envolve filosofia, e é muito descontraída, ao mesmo tempo que discute temas também muito importantes, como o bulliyng e suas consequências, sexualidade, preconceitos, o quanto você projeta o ódio em outra pessoa quando você não está feliz consigo mesmo, relação entre pais e filhos, falta de diálogo, vídeos íntimos que vazam na internet, etc. E agora, por ultimo a que literalmente me tirou de vez da minha zona de conforto, Thirteen reasons why, praticamente todo mundo já conhece e provavelmente já assistiu. Série produzida pela Netflix, junto com a Selena Gomez, inspirada no livro “Os 13 porquês”. Que conta a história de uma garota que se suicidou, ou melhor, os porquês disso. Essa série é mais que contar dramas sobre um suicídio, é sobre fazer todos se identificarem de uma forma ou de outra, mostra o quanto dói, fazer sentir, fazer com que todos acordem e percebam que ta na hora de mudar de atitude.

Quando se é um adolescente, é fácil se sentir deslocado, ou perdido. Por que é como realmente estamos, é uma transição difícil, em que temos que descobrir quem somos, o que seremos, quem está conosco, etc. E nisso tudo, muitos se perdem, se confundem, não conseguem dar conta de tudo. Cada um tem sua vida pessoal, são vidas muito diferentes, e todos sabem que não existe família perfeita. Em meio a você próprio, escola, amigos, família, desejos. Tudo pode se tornar um caos, a partir de uma decisão errada ( e quem é que nunca errou? ). E só piora se a pessoa se sente solitária, julgada, discriminada ou ridicularizada.

Todo mundo está passando por uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil. Sempre. Uma palavra amiga, um sorriso, pode fazer uma diferença enorme na vida de outra pessoa. Empatia! Se coloque no lugar do outro, não o julgue. Ame! Pois é isso que muda tudo. Tudo é amor. E quando as coisas vão mal, é sinal da falta dele. Porque não praticar isso? Acredite, o afeto, afeta.

No fundo ta todo mundo perdido, e meio bravo com a vida, só toma cuidado pra não ferir ninguém só porque está assim, você não é o único. O que leva alguém achar que pode julgar, e ridicularizar outra pessoa? Todos somos diferentes, todos temos nossas peculiaridades. O que faz alguém se sentir no direito de diminuir outra pessoa? Por que ninguém entende que não se faz piada com condição humana? Ninguém escolhe ser negro, ninguém escolhe ser homossexual, ninguém escolhe ter uma deficiência. Mas é questão de escolha ser um idiota. Você não nasce um otário ou se torna com o tempo, você escolhe ser um otário, a cada atitude egoísta e hipócrita que você tem. Então é bem simples mudar isso. É só querer.

A questão é, porque não fazemos tudo diferente? Diga tudo hoje, amanhã pode ser tarde. Até o óbvio precisa ser dito. É fácil de falar, e faz um bem enorme a quem ouve. Vamos mostrar que a gente se importa, que ninguém está sozinho. Precisamos cuidar uns dos outros, nos amar. A vida é tão curta, porque não fazer valer a pena?

Preste atenção, nem sempre a pessoa que está sempre rodeada de pessoas, rindo, fazendo graça e aparentando ser super alegre, está bem. Essa pode ser a que mais precisa de ajuda, e a nunca vai pedir. A pior solidão, é a que se sente mesmo quando se está rodeada de pessoas o tempo todo. O pior silêncio é aquele que se faz depois de um dia, preenchido por palavras vazias. O pior choro é o que vem quando já não tem mais ninguém por perto e o sorriso se desfaz.

Não se sufoque com seus sentimentos, com seus pensamentos, suas angustias. Você precisa por pra fora, fale com alguém, ou escreva ( é o que eu faço, quando não aguento mais e estou transbordando, eu escrevo, e é como se o mundo saísse das minhas costas ). E você que vai ouvir os problemas de alguém, lembre-se: amor e empatia. Não diminua o sentir do outro. Não tire a importância do que ele está sentindo. O mesmo fato, afeta as pessoas de maneiras e graus diferentes. Não chame de exagero, não diga que é drama, e acredite não é pra chamar a atenção.

As pessoas precisam de pessoas.

Luana Tozi
Enviado por Luana Tozi em 09/04/2017
Código do texto: T5965672
Classificação de conteúdo: seguro