AMOR INTEIRO OU EM PEDAÇOS

Um bom relacionamento, seja lá de que nível for, é aquele que nos torna melhores. Pode ser um namoro, casamento ou amizade. Quando ele é bom, ele transforma. Um relacionamento bacana mesmo leva para frente, faz progredir. Coisa que se sente. Ele instiga, cutuca, provoca. Nunca machuca. E quando machuca, é para melhorar. É a exortação que busca o melhor do outro, pelo e para o outro. Ele desperta, faz acordar. De repente, vem uma lufada de mudança e você quer crescer. Se for um verdadeiro amigo, vai aconselhar, pode até criticar, mas não deixará de apoiar. Será seu suporte em qualquer lugar. Saberá suportar o caminho e seus descaminhos também. Mas, não deixará você se perder. Se for um bom namorado, caminhará a seu lado. Será seu confidente, seu amado e admirador. Fará planos para os dois. Desejará o seu sucesso e quando você chegar lá; estará presente para aplaudir. Um marido, então, cuidará de você quando adoecer e, quando você tiver melhorado, celebrará a seu lado. Bons relacionamentos fazem planos, em conjunto. De coisas fúteis como preparar uma viagem, mas coisas bem mais sérias e profundas como dividir as contas quando dinheiro não há. Quando é bom o relacionamento, não há fingimento. Ninguém teme que ao virar as costas, comece um “disse me disse” ou uma risadinha insinuando falsidade. Quando é de verdade e é bom de crer, pode-se confiar. Não tem aquele negócio de olhar atravessado. Aquela dificuldade de encarar. Ninguém é perseguido pela culpa de um mal falar. Ninguém deve, por isso ninguém teme. Um bom relacionamento põe tudo às claras quando há dúvidas no ar. Resolve pendências no falar e se cala é porque consente. Consente com a fofoca, com a mentira, com a traição. E se há traição: acabou-se o relacionamento. Quem ama não trai; nem em pensamento. Não que não haja perdão. O perdão sempre haverá. Mas, quando o relacionamento é dos bons, há sempre empatia. Cada um já imagina como o outro se sentiria e sentindo, não arrisca ferir, provocar dor. Por isso, quando o relacionamento não é dos bons, o melhor é cada um ir para o seu lado, pois há no mundo gente de todo tipo. Aqueles que querem o inteiro e abençoado e aqueles que aceitam as sobras e do amor satisfazem-se com o pedaço.

Adelaide de Paula Santos em 03/04/2017, às 21:56.

Adelaide Paula
Enviado por Adelaide Paula em 03/04/2017
Código do texto: T5960592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.