TEORIA DO CAOS NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Com pequenas variações insignificantes no soprar do vento Edward Lorenz percebe que não há mudanças nos primeiros dias, mas com aquela pequena mudança inicial descobriu que ocorrem efeitos caóticos depois de um longo período. Conhecido também como o efeito borboleta, já que o bater das asas de uma borboleta pode criar mudanças no clima.

E com essa teoria podemos compreender que o caos não surge na surpresa, mas que existem eventos iniciais insignificantes que fazem com que o caos chegue. Mas se estivermos prestando atenção nos eventos iniciais podemos evitar ou minimizar tais efeitos. A maioria dos nossos problemas emocionais estão relacionados com o relacionamento interpessoal, e muitas vezes ignoramos os eventos iniciais deixando chegar no caos e nos perguntamos como que chegou em tal situação? Não dá para adivinhar o futuro mas dá para ter uma noção do que está por vir.

Em alguns casos serão necessários se afastar de algumas pessoas uma vez que você identificou as variações iniciais que poderão ao longo prazo lhe trazer problemas emocionais. Muitas dessas pessoas fazem coisas bem sutis que ao longo de um ano você poderá não ser a mesma pessoa. São as pessoas tóxicas que fazem maldade gratuita muitas vezes para se sentirem bem, elas enxergam algo que não gosta em você e isso pra elas já é um motivo em lhe prejudicar.

Exemplos de pessoas tóxicas: Pessoas que lhe colocam em uma situação de vergonha ou constrangedora propositalmente. Pessoas que para elevar a autoestima precisa de alguma maneira diminuir a sua autoestima, geralmente elas acreditam que as pessoas se acham muito e frequentemente diz: - alguém precisa colocar fulano no lugar dela; se a pessoa fala isso é que ela já está planejando algo. Pessoas fofoqueiras, essas poderão lhe prejudicar especialmente no trabalho já que qualquer coisa que souber que você fez ou que você não saiba fazer, contarão para cada pessoa que ela conversar. Pessoas que usam indiretas frequentemente na sua frente e o assunto é você; se a pessoa fala nas suas costas enquanto você está de frente então já sabe o que esperar. Pessoas que debocham, elas às vezes se acham brincalhonas, porém brincar e zombar são coisas completamente diferentes; geralmente tentam ridicularizar e adoram fazer isso quando você não está presente.

Esses são alguns exemplos de atitudes de pessoas que poderão lhe causar problemas emocionais ao longo prazo, elas podem muitas vezes ser pessoas legais para conversar mas é necessário estar atento e não permitir que utilizem você para se sentirem bem. Se alguém fez algo com você a culpa não é somente da pessoa, mas a culpa foi parcialmente sua por permitir, por confiar, por acreditar, por não ter percebido os eventos iniciais; você poderia ter evitado ou minimizado o sofrimento emocional, ou seja, não adianta apenas culpar a outra pessoa pois assim você não aprenderá a lição e continuará errando sempre nos mesmo lugares e nas mesmas situações.

Se você chegar ao caos precisa lembrar o que no início você poderia ter feito para não chegar ao tsunami. Desta maneira quando aparecer o mesmo evento inicial na sua vida você saberá evitar ou minimizar. Caso você apenas reclame e jogue a culpa totalmente na outra pessoa; quando aparecer eventos iniciais que o levará para o tsunami viverá novamente, novamente, novamente e novamente o mesmo evento; até compreender e aprender.

Emerson Paiva
Enviado por Emerson Paiva em 31/03/2017
Código do texto: T5957500
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.