Pornografia - Um Problema de Coração

O que leva uma pessoa a consumir pornografia? Podemos traçar uma série de origens para esse comportamento. Entre eles:

1) MAUS PENSAMENTOS. Nossa maldade interior, natural aos filhos de Adão, está sempre à procura de novas ocasiões para se manifestar. Nossa própria natureza problemática, prejudicial, perniciosa e destrutiva, tendente à selvageria e ao que é abominável. Quando nós permitimos que maus pensamentos se desenvolvam na nossa mente, eles fatalmente vão se transformar em ações pecaminosas.

2) ADULTÉRIO. Falta de zelo pelo casamento. O desejo de ter relações sexuais sem o compromisso vitalício que elas exigem. A pornografia nos oferece uma paródia de amor e proximidade. É um tipo de super poligamia, em que você não apenas pode ter vários parceiros, mas centenas deles, sem ter nenhum tipo de compromisso com seu bem-estar.

3) FORNICAÇÃO. A relação sexual voluntária entre pessoas que não são casadas. O próprio desejo sexual em si, se não for limitado pelo auto-controle, vai eventualmente conduzir a pessoa à pornografia, visto que ela oferece estimulação erótica sem limites. Esse auto-controle se torna ainda mais difícil para alguém que praticou, por maior ou menor tempo, a fornicação. Isso inclui casais que tiveram relações antes de se casarem. Muitas vezes, a pornografia pode ser o mau fruto de um comportamento pecaminoso anterior ao casamento que só se revela anos depois.

4) HOMICÍDIO. Em tempos de frustração e raiva, uma pessoa pode usar a pornografia como um ato de vingança contra seu cônjuge, ou até mesmo contra Deus. Ela pode ser uma forma de birra. E, segundo Jesus em Mateus 5.21-22, o sexto mandamento (“não matarás”) não apenas condena que se tire a vida de alguém, mas também qualquer tipo de ação motivada pela ira pecaminosa. I João 3.15 também diz que “qualquer que odeia a seu irmão é homicida”. Desse modo, o consumo de pornografia motivado pela cólera sem motivos já é uma prática homicida.

5) FURTO. Pornografia é um tipo de roubo. Você furta do seu cônjuge o direito de exclusividade. Além disso, você usufrui de corpos que não te pertencem. Em geral, qualquer roubo é um desejo de obter uma recompensa da qual nós não temos direito. Nos momentos em que estamos entediados ou quando sentimos que fizemos grandes sacrifícios, muitas vezes queremos recompensar ou entreter-nos. Essa sensação de direito nos leva de volta, uma e outra vez, ao mundo da fantasia pornográfica, onde nossas mentes sobrecarregadas de trabalho e egos subestimados podem roubar o que achamos que merecemos.

6) AVAREZA. Esses fatores aqui apresentados podem conduzir uma pessoa a se satisfazer com homens e mulheres de programa, mas a pornografia tem uma enorme vantagem sobre estes: oferece um serviço mais diversificado e geralmente gratuito. O aspecto financeiro fatalmente vai levar alguém que se interesse por prostituição a mover seu coração em direção à pornografia.

7) Culpa. A consciência da nossa MALDADE nos leva a desejar algum tipo de redenção, que o mundo da fantasia pornográfica pode oferecer. Se estamos nos sentindo culpados, a pornografia nos diz que estamos bem da maneira como estamos, que não precisamos mudar nada em nós para obter a felicidade. Ou, ainda, a pornografia pode nos oferecer redenção nos levando a punir a nós mesmos ao mergulharmos em uma vida vergonhosa que nos conduza à auto-piedade.

8) ENGANO. Em tempos de dificuldades ou medo do fracasso, queremos aliviar nossas tensões. Quando a vida fica difícil, queremos um lugar para escapar. Queremos fingir ser alguém ou estar em outro lugar. A pornografia pode se apresentar a nós como uma “isca”, por meio de uma promessa de um mundo em que você nunca é um fracasso. Você sempre terá a mulher ou homem sexualmente atrativos que deseja. Pornografia é uma fuga erótica.

9) DISSOLUÇÃO. Ou seja, a falta de continência, de disciplina, de bons costumes. Ainda que alguém não esteja necessariamente envolvido em comportamento sexual pecaminoso, o simples fato de ela ter uma vida desregrada pode culminar no uso de pornografia. É natural ao pecado conduzir a outros pecados piores, um abismo chama outro abismo. Se você não está acostumado a lutar ferrenhamente contra cada sujeira que aparece em seu comportamento, fatalmente não conseguirá resistir à poderosa tentação da pornografia.

10) INVEJA. Essa é mais característica dos homens. Assim como as mulheres lutam com o medo e a pressão de não serem bonitas o suficiente, homens lutam com o descontentamento de pensar que a beleza que eles ganharam não é bonita o bastante. Eles frequentemente pensam que eram merecedores de mulheres mais bonitas; o que explica porque tantos homens de meia-idade acabam abandonando o lar e indo viver com mulheres mais jovens. Esse descontentamento conduz à inveja, e a pornografia promove isso. Ela te oferece a ilusão de conquistar centenas de mulheres muito mais bonitas que a sua esposa.

11) BLASFÊMIA. O desrespeito obstinado para com Deus. Quando você não se importa com o Senhor, inevitavelmente vai viver de maneira hedonista. Quando ignoramos a Deus, a única hipótese razoável de se viver é buscando o maior prazer possível em todo tempo. A opinião de Deus sobre isso não importa.

12) SOBERBA. O desejo de ser exaltado, estimado ou até adorado pelos outros. Se nos sentimos inadequados ou rejeitados, nós nos tornamos muito mais vulneráveis a um desejo exagerado de respeito, e no mundo da fantasia pornô, podemos ser adorados por centenas de homens e mulheres. A pornografia nos dá um mundo erotizado onde somos homem ou mulher o suficiente para capturar a atenção dos outros por nossa proeza sexual. Nós entramos na fantasia, e por um breve momento, podemos nos sentir verdadeiramente valiosos.

13) LOUCURA. Não no sentido de deficiência mental, mas no sentido de tolice. O livro de Provérbios está repleto de máximas que chamam aqueles que caem em tentações sexuais de loucos. Por exemplo, Provérbios 7 fala sobre um jovem tolo que viu na rua uma mulher muito bonita que o convidou para passar a noite em sua casa, pois seu marido não estava. A cama dela já estava bem preparada para os dois. E ele a seguiu, “como o boi que vai para o matadouro”.

Sobre tudo isso, Jesus diz: “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura” (Marcos 7.21-22). A pornografia é, antes de mais nada, um problema no coração. Coração, na Bíblia, é a sede de todas as nossas vontades, desejos, pensamentos e emoções; é a nossa alma. Isso significa que um viciado em pornografia não é uma pessoa boa que está com um problema, mas alguém essencialmente mau que manifesta sua podridão interior por meio desse hábito.

Desse modo, em geral, as técnicas psicológicas para derrotar a pornografia baseando-se em uma elevação da auto-estima não funcionam. Elas podem até te fazer abandonar esse pecado em si, mas o que vai acontecer é que o teu coração encontrará outras formas de manifestar a sua podridão interior. Se você consome pornografia, precisa encarar o fato da tua natureza pecaminosa para derrotar os teus pecados sexuais, ou você só vai conseguir aparentes vitórias. A única maneira de lidar realmente com os pecados do teu coração é negando as falsas promessas que a pornografia faz que apelam ao teu coração pecaminoso e crendo nas promessas do Evangelho.

E que promessas são essas? Que somos aceitos por Deus mediante o sacrifício de Jesus Cristo, e não nossos próprios méritos. Deus puniu Jesus pelos pecados dos que crêem Nele, de modo que eles não precisam mais sofrer a justa ira pelas suas maldades, e fez com que Cristo se tornasse a ponte de reconciliação entre o homem pecador e o Deus justo. Cristo, em nosso nome, já cumpriu a exigência de ser tão perfeito quanto nosso Pai celestial é perfeito. Sua virtude é atribuída à nossa conta, então Deus nos considera como inteiramente justos.

Aqueles que são salvos da ira vindoura e resgatados da morte eterna entram imediatamente em um processo que durará a vida toda de serem conformados à imagem de Cristo, tornarem-se como Jesus, até que, após a morte, receberão corpos perfeitos glorificados e terão seus pecados totalmente removidos. Até que isso aconteça, “temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2.1).

Somente a cruz de Cristo pode responder ao pecado de uma maneira que nos liberte de nossa própria vergonha. A psicologia pode mascarar parte da dor de nossa culpa. Auto-estima pode varrê-la para debaixo do tapete por um tempo. Outras coisas podem nos fazer sentir melhor, mas o alívio é apenas superficial. Cristo e este crucificado é a resposta bíblica para vencer a pornografia, e todo este livro é uma tentativa de demonstrar como isso acontece.

Por que é tão importante entender que a pornografia é fruto da maldade do nosso coração? Especialmente por cinco razões:

1) Isso nos impede de achar que a causa da pornografia é algo exterior a nós. “Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem” (Mc 7.15). Talvez o pecado de outras pessoas possa contribuir de alguma forma com o teu, mas você, você e mais ninguém, é o responsável pelo teu pecado. Não ponha a culpa na tua esposa, nos teus pais, no stress do trabalho nem em lugar nenhuma. A culpa é tua. Não fuja dela colocando-a sobre os outros. Coloque a tua culpa sobre Cristo, pois Nele você receberá pleno perdão e paz.

2) Impede-nos de olhar o pecado da pornografia simplesmente com uma doença. Ainda que problemas físicos e neurológicos também possam contribuir em alguma medida para que alguém tenha vulnerabilidade a esse tipo de comportamento, consumir pornografia é, essencialmente, um problema espiritual. É do coração que isso procede. Vicio em pornografia não é apenas uma doença, mas pecado e iniquidade. Não é algo que se trate apenas com remédios, mas com o poder sobrenatural do Espírito Santo.

3) Leva-nos a perceber que a pornografia é muito mais perigosa do que parece. Nós não somos seres bons que podem eventualmente cair na armadilha da pornografia. Somos seres profundamente inclinados para o mau e a pornografia é um mau bastante atraente. Por isso todos nós, da menina de dez anos ao experiente pastor de sessenta, devemos tomar todo o cuidado com tal tentação, pois todos nós somos inclinados para isso; ainda que uns sejam mais do que outros, por diversas circunstâncias.

4) Ajuda-nos a pensar de maneira mais inteligente nas medidas contra a pornografia, em nossas próprias vidas e nos nossos lares. Como as pessoas pensam, em geral, que um comportamento ruim é provocado por circunstâncias exteriores a nós, para elas, basta mudar as circunstâncias que o mal é extirpado. Contudo, se sabemos que nosso coração é uma fábrica de maldade, percebemos que alterar as circunstâncias pode, no máximo, contribuir para vencermos nossa luta interior; mas é no coração que a batalha acontece. Por isso não basta apenas confiar na vigilância e em programas de computadores que restrinjam pornografia: isso pode contribuir, mas não resolve o problema.

5) Ajuda-nos a ir a Cristo para nos libertar de nossos pecados. Quando enxergamos causas desse comportamento em outras coisas, não percebemos de maneira plena nossa necessidade do Senhor Jesus. Desse modo, quando a libertação da pornografia poderia ser um trampolim para Cristo, ela pode se tornar só mais um ídolo que nós adoramos para sermos felizes.

Concluindo, a cura da pornografia e de todos os pecados é a fé em Cristo Jesus, por meio do qual temos acesso a Deus e recebemos suas muitas e maravilhosas promessas. Entre elas: “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.” (Ez 36.26)