TORRE DE BABEL MODERNA (Comunicação)
Quando todos tiverem razão, a razão deixará de existir...
Em muitos de meus textos eu tomo emprestado o enunciado ‘torre de babel moderna’ do livro ‘a cabeça bem-feita’ (Morin, 2012) usando-a como metáfora de um tempo que está em construção que se caracteriza como a ausência de uma verdade, ou mesmo verdades. A diversidade, sempre presente como natureza, porém não na cultura comunicativa, está sendo interpretada como sendo a capacidade de que cada um, em particular e de forma individual pode ter seu próprio mundo, viver um mundo singular, expressar-se de modo único. Os outros serão sempre os outros e podem ter uma chance de se aproximar da minha verdade desde que não me contrariam em meus princípios. E eu, posso até considerar o que os outros me dizem desde que não me queiram convencer disso. Afinal, entre a minha razão e a deles, a minha deve ser sempre respeitada, pois na perspectiva coletiva (o paradoxo da alteridade) eu sou o outro, quando o outro, não eu, começa o conflito, logo, devo ter razão.
Os últimos 30 anos estão servindo para acelerar esse processo. Os últimos cinco anos estão mostrando que o resultado não está sendo bem vindo em muitos contextos. Problemas com a comunicação e interpretação da verdade, e até da mentira, estão por toda parte. Valores, princípios, culturas, tradições e crenças estão descendo a ladeira da reciclagem da vida, da verdade, da mudança, da contingência, da história. Somos mudança, porém ao mesmo tempo, o que nos faz viver e manter vivos são eventos que não mudam em sua constituição, como respirar, alimentar-se, desejar, prazer, comunicar e sobreviver. Podem sofrer elaboração aprimorada, o que é de se esperar, entretanto, não mudam seu comportamento, sua ação essencial, sua biologia teleológica.
O que percebo que a razão individualizada, os tempos de pós-verdades e a teoria dos fatos alternativos pode acabar com a sociedade antes do medo comum dos anos 1980, quando todos temiam uma bomba atômica dos países da guerra fria. Hoje temo que esteja em construção avançada uma moderna torre de babel, que nos levará a resultados sombrios e imprevisíveis em relação a comunicação interativa.
Que a razão, que nos levou a esse abismo, venha nos salvar!