COMPORTAMENTO – EDUCAÇÃO (Ponderação)
O comportamento humano sempre é movido por dois pressupostos básicos: interesse e educação. As relações interpessoais e sociais também. Mas a base constitui-se no interesse regido pela educação que acessamos.
A educação sempre teve como princípio básico educar para a vida. Porém, nos últimos 100 anos deixou de fazê-lo. As relações humanas (sociais) complexificaram-se. A escola (Educação) distanciou-se da sociedade. Antes, a escola moldava o comportamento social. Hoje, parece o contrário.
Acredito que as mudanças na educação precisam contemplar o objetivo social. Se a escola não satisfaz mais à sociedade, como um todo, ela pode perder sua razão de ser e existir. Pensar mais na formação de um ser humano relacional do que no ser humano cognitivo e laboral (sem desmerecê-lo), parece-me ser positivo para melhorar as relações sociais. E, assim, podemos pensar em um ser humano mais solidário, mais acolhedor, mais colega, menos decadente, menos individualista, mais sociável, mais colaborativo.
Para mim, a solução dos problemas sociais está em educação de qualidade diferente da escolarização ideológica e alienante que temos!