O abandonar da esperar pelo outro
A teoria freudiana discorre sobre a psiquê humana, suas relações com mundo e as necessidades de trocas equilibradas para a saúde do homem. (Essa é a explicação mais resumida e simples da psicanálise que consigo fazer aqui).
Freud explica brilhantemente sobre os investimentos que realizamos em nossos relacionamentos diversos e o quanto esperamos e necessitamos da compensação pela via do OFERECIMENTO DO OUTRO como resposta a nossa interação ou dedicação. Lacan também fala perfeitamente sobre esse fenômeno humano.
Mas eu gostaria de dizer algo diferente disso; deixando de lado os investimentos do desejo e as pulsões que direcionamos nas relações sociais.
Bom, inicio com uma pergunta: qual foi a última vez que você ofereceu algo a alguém sem alimentar o desejo de retorno? Qual foi a última vez que você praticou esse exercício?
Digo praticou porque como foi já explicou pelos célebres psicanalistas, a espera pela recompensa do OUTRO é algo natural em nós e, portanto, para se abicar equilibradamente (em doses conscientes) dessa dinâmica é preciso exercitar o nosso abandonar da esperar pelo outro. Ao praticar esse exercício, você irá perceber o quanto seu ser ficará mais leve, mais livre, mais sensível e mais desprendido.
OBS: quando digo o abandono da espera pelo outro, digo no sentido de não alimentar cobranças, expectativas...porque ao fazermos o bem a alguém sempre teremos um retorno significativo, como por exemplo, UM BELO E SINGELO DA ENERGIA VITAL DO COSMOS!
Penso nisso!