O abandonar da esperar pelo outro

A teoria freudiana discorre sobre a psiquê humana, suas relações com mundo e as necessidades de trocas equilibradas para a saúde do homem. (Essa é a explicação mais resumida e simples da psicanálise que consigo fazer aqui).

Freud explica brilhantemente sobre os investimentos que realizamos em nossos relacionamentos diversos e o quanto esperamos e necessitamos da compensação pela via do OFERECIMENTO DO OUTRO como resposta a nossa interação ou dedicação. Lacan também fala perfeitamente sobre esse fenômeno humano.

Mas eu gostaria de dizer algo diferente disso; deixando de lado os investimentos do desejo e as pulsões que direcionamos nas relações sociais.

Bom, inicio com uma pergunta: qual foi a última vez que você ofereceu algo a alguém sem alimentar o desejo de retorno? Qual foi a última vez que você praticou esse exercício?

Digo praticou porque como foi já explicou pelos célebres psicanalistas, a espera pela recompensa do OUTRO é algo natural em nós e, portanto, para se abicar equilibradamente (em doses conscientes) dessa dinâmica é preciso exercitar o nosso abandonar da esperar pelo outro. Ao praticar esse exercício, você irá perceber o quanto seu ser ficará mais leve, mais livre, mais sensível e mais desprendido.

OBS: quando digo o abandono da espera pelo outro, digo no sentido de não alimentar cobranças, expectativas...porque ao fazermos o bem a alguém sempre teremos um retorno significativo, como por exemplo, UM BELO E SINGELO DA ENERGIA VITAL DO COSMOS!

Penso nisso!

SerAlémdoÓbvio
Enviado por SerAlémdoÓbvio em 24/02/2017
Reeditado em 24/02/2017
Código do texto: T5922965
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.