FAXINA GERAL

Encontre um dia perfeito e bem sossegado para desocupar as gavetas e rearranjar os armários. Pegue caixas bem grandes ou sacos de lixo reforçados e vá depositando tudo o que não lhe serve mais, ainda que lhe sirva. Selecione o que está fora de uso, estragado ou em perfeito estado, o que pode ser doado. Afinal, o que não serve para você pode agradar a alguém. Então, divida em três recipientes, assim: o primeiro recipiente serve para as coisas em perfeito estado, mas por alguma razão, íntima e pessoal, você não quer mais. Essas poderão ser doadas, pois atendem à dignidade de quem vai receber. O segundo recipiente servirá às coisas que apresentam algum pequeno defeito, algo que possa ser arrumado, um botão solto aqui, uma bolsa com um zíper falhado acolá; são coisas que podem ser levadas a um bazar e, servem para serem recicladas, transformadas ou concertadas. Onde você vê um defeito há quem não veja defeito algum. O último recipiente são para aquelas coisas que, sim, precisam sumir. Aproveite para desestressar: rasgue, corte, amasse, quebre e queime. Coloque toda a sua energia corporal nisso. Aproveite o ensejo desse belo serviço e vá faxinando também a sua casa interior. Limpe a sua mente. Abandone os pensamentos ruins, aqueles que você pensa serem seus, mas não são. Esses que você vem cultivando desde muito tempo; pensamentos preconceituosos, limitantes, acusadores, esses que lhe atormentam dia e noite e não deixam você ser o que deve ser. Gente nasceu para brilhar! Não aceite esse lugar de sombra em que você se encontra. Largue-o já! Não se comprometa com o que lhe impuseram desde criança. Assim, como você fez com os itens da lista que queimou, queime também cada frase ameaçadora que lhe afeta. Recuse-se a pensá-la e nem ouse dizê-la! Não traga a sua boca os pensamentos malditos. Não dê corpo ao que não merece existir. Como fazer para não pensar? Seja vigilante! Monitore seus pensamentos como você monitora os seus batimentos cardíacos. Você percebe quando eles aceleram e o que provoca isso. Então, comprometa-se consigo mesmo e monitore seus pensamentos. Identifique aquele que não lhe faz bem e isole. Substitua-o imediatamente por outro completamente diferente. Corra! Pegue um livro e leia em voz alta! Declame um poema! Cante uma canção que diga o oposto! Aborte esse pensamento já! E, repita: “Isso que pensei não me pertence, vou soprá-lo para fora de mim, vou soprá-lo ao vento!” E sopre forte! Acredite, funciona! Corra! Pegue um papel e vá desdizendo o que o pensamento lhe disse. Assim, se a mente disse que você é fraco, escreva: Eu cheguei até aqui e vou além porque nasci para vencer, porque sou forte. Repita em alto e bom som o que escreveu. Grave no celular orações feitas por você profetizando a sua vitória. Escute-as pela manhã e à noite. Isso é neurolinguística pura! Reprograme-se para vencer. Essa é a cesta das coisas que você precisa queimar em você. Para além, ainda existem as pessoas e o mundo. Mas, quando você terminar a faxina em você perceberá que o mundo ao seu redor já estará, por si, bem melhor.

Adelaide de Paula Santos em 13/02/2017, às 21:00. Lunes

De volta ao trabalho, de volta a AF, de volta a "vida loca" como dizem meus alunos. O tempo para escrever ficou curto. Mas, deu para fazer uma faxina geral.

P.S.: As coisas pra mim sempre foram assim; eu atiro aqui e acerto lonnnnnge! Risos.

Adelaide Paula
Enviado por Adelaide Paula em 13/02/2017
Reeditado em 13/02/2017
Código do texto: T5911695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.