" FAMÍLIA é. . . "
. . . * * * . . .
FAMÍLIA É TUDO NA VIDA!
Ela é o manancial da segurança, o anteparo aos embates da vida, o refúgio secreto ou cúmplice na jornada de cada homem! Proteção aos desvios de toda a forma e à marginalização, que aniquila e tira o sentido do "ser"
Ela é ORDEM para os casamentos e ISCA INVENCÍVEL à mútua "conversação" entre casais.
Houve tempo em que as reuniões de familiares ocupavam vários momentos da vida diária. Refeições compartilhadas eram como "data sagrada", oportunidade para conversas , trocas de idéias e conselhos, "olho no olho" e manutenção do vínculo... - Aliança, que gera apoio, incentivo e comunhão.
Houve ainda um momento, em que existiam também famílias gregárias, quando pai, mãe e filhos conviviam juntos com avós, tios, primos e até com amigos, que se tornavam "irmãos", todos unidos e imbuídos pelo mesmo dom dos prosélitos e dos comensais, firmavam-se como PILAR FORTE, advertência ao respeito por parte de outras famílias
, já que , pelo número das pessoas e por seu laço, ensejavam conglomerados robustos, abrigos de proteção, instrumentos de defesa mútua a qualquer agravo, que viesse de fora e pusesse em risco a reputação!
As moradas eram também maiores e abraçavam a todos sem distinção, embalados pelo mesmo ideal de confraternidade, generosidade e sentido de clã. À medida que uns iam casando-se e constituindo novas famílias, carregavam em si a mesma "raiz", as mesmas "águas", SEMENTES de todos os ARROIOS, de sentimentos e de dons, que autoperpetuando-se em novas pessoas e em novos edifícios,
bem constituídos, felizes e seguros, vingavam e iam em frente. Sem degenerescências e sem fracassos, pois que carregavam consigo ao próprio cerne, o amálgama da vida, da fé e da união, do altruísmo e da amizade, tinham a moralidade e a ética , que encerram todas as virtudes, valores intrínsecos e seguros , que garantiam a CERTEZA de se saber, que NUNCA E EM INSTANTE ALGUM SE ESTARIA SÓ!
. . . * * * . . .